sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Um soldado igual...


Ontem, fui ver o espectáculo “Uma Noite na Casa de Amália”, que está em cena no Teatro Politeama. La Féria ficciona um espectáculo em que Amália Rodrigues recebe na sua casa de São Bento o poeta brasileiro Vinicius de Moraes e tem como convidados Natália Correia, David Mourão-Ferreira,  Ary dos Santos, Maluda e Alain Oulman. Ele recria uma noite, nas vésperas do Natal de 1968, em que as personagens trocam opiniões, poemas, canções e momentos de humor em que a Cultura Portuguesa e Brasileira se entrecruzam sob o olhar de Amália.

Gostei de ouvir Amália cantar “por teu livre pensamento/foram-te longe encerrar/tão longe que o meu lamento/não te consegue alcançar/E apenas ouves o vento/e apenas ouves o mar/…/levaram-te a meio da noite..”. Os versos são do poema Abandono de David Mourão-Ferreira.

Gostei de ouvir a Natália Correia fazer a defesa do poeta perante os Senhores Jurados. No final do poema, a Natália elevou ainda mais a voz para gritar: ó subalimentados do sonho! / a poesia é para comer.

Gostei de ouvir O Dia da Criação, de Vinicius de Moraes: Hoje é sábado, amanhã é domingo/ Não há nada como o tempo para passar/ Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo/ Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal./…Porque hoje é sábado…

A meio da tertúlia, alguém toca à porta da casa da Amália. Alain Oulman dá um salto do banco do piano. Será a PIDE?. O homem vive apavorado com a ideia de, a qualquer momento, ser levado a meio da noite, como diz o poeta. Foram ver. Era um soldado que queria oferecer um ramo de rosas a Amália, porque, no dia seguinte, ia embarcar para Luanda. Estamos em plena Guerra do Ultramar. O soldado pode entrar. Um alferes miliciano com a divisa ainda novinha em folha. Aqui estremeci. Aquele soldado era igual a outro (que só eu conheço) que também embarcou para Luanda no dia 18 de Novembro de 1972 (há 40 anos). Depois de oferecer as flores à Amália, o soldado sai, sem antes dedicar uma canção a Amália: Senhora, partem tão tristes/ meus olhos por vós, meu bem,/ que nunca tão tristes vistes/ outros nenhuns por ninguém.

Comovi-me! Caramba, um homem não é de ferro!

Palavras Cruzadas com História

Depois  do  problema  resolvido  encontre,  na diagonal,  o nome  de  um  insigne  pintor  português (2 palavras).

 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
8
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
9
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

HORIZONTAIS: 1 – Gregório (…), considerado um dos mais insignes pintores do Renascimento português; Abel (…), considerado um dos mais insignes pintores do Modernismo português. 2 – Altar cristão; Acto, efeito ou trabalho de encher de terra (Pl.). 3 – Que ou aquele que tem muitas riquezas; Descobri. 4 - Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de aurora, alvorecer, primórdios; Planta herbácea, odorífera, da família das Umbelíferas, espontânea ou cultivada, com um caule grosso e suculento, e com subespécies cultivadas para fins culinários; Existência. 5 – Sistema de antibloqueio das rodas de um automóvel (Sigla); Contracção da preposição a + o artigo definido o; Substância gorda segregada pelas abelhas e com que elas constroem os favos de mel. 6 – Brotam; Padre. 7 – Proveitoso; Alcoólicos Anónimos (Sigla); Acrescenta. 8 – Adivinhar; Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Sigla); Interjeição que exprime dor ou alegria. 9 – Nota do Tradutor (Sigla); Insípida. 10 – Perfumara; Origem. 11 – Extraias; Roseiras.

VERTICAIS: 1 – Pedra lisa, utilizada para cobrir pavimentos; Medida antiga, equivalente à braça (Pl.). 2 – Orçamento Rectificativo (Sigla); Especialista em obstetrícia. 3 – Parelha; Abandonar; Ordem dos Farmacêuticos (Sigla). 4 - Caminhava; Artigo definido que antecede um nome, indicando referência precisa e determinada (forma arcaica); Conferência Mundial de Energia (Sigla). 5 - Enchem; Repreensões (sentido figurado). 6 – Escondo; Aplicar. 7 – Calculo; Pisar. 8 – Argola; Nádegas; Potência de Hidrogénio (Sigla). 9 – Nota de Redacção (Sigla); Existirá; Contracção da preposição a + o artigo definido os. 10 – Suportada; Ande. 11 - Empunhara; Sustentáculos (sentido figurativo).

Clique  Aqui  para ver e imprimir.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Palavras Cruzadas com História

Depois do problema resolvido encontre o nome de um livro do escritor Eça de Queiroz (3 palavras.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
 
1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
8
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
9
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
10
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

HORIZONTAIS: 1 - Crustáceo com concha calcária, que constitui marisco muito apreciado e vive agarrado aos rochedos ou ao costado dos navios; Par. 2 – Pronuncie em voz alta o que está escrito; Chão. 3 – Dispusera em camadas; Ente. 4 -Nome da décima sétima letra do alfabeto grego (ρ, Ρ), que corresponde ao r; Negra; Grande Prémio (Sigla). 5 – Aqui; Vitrina. 6 – Eliminei; Azedo. 7 – Pôr relha em; usa-se como forma de chamamento (Interj.). 8 – Érbio (símb. Químico); Praia; Ruim. 9 - Antecede um nome, indicando referência imprecisa e indeterminada (artigo indefinido); Olhar com espanto. 10 – Bolsa; Exposição sucinta. 11 – Guarnecia de asas; Pões em silêncio.

VERTICAIS: 1 – Personagem a quem se destina uma das cartas de Fradique Mendes em A Correspondência de Fradique Mendes; Fluxo de humores. 2 – Porco; Beiras. 3 – Dama de companhia; Nome vulgar do óxido de cálcio; Fila. 4 - Série de operações militares durante uma guerra; Avenida (Abrev.). 5 - Atmosfera; Espécie de sereia dos rios e dos lagos, na mitologia dos Índios do Brasil. 6 – Lavrem; Espécie de malha formada por um entrelaçado de fios, cordas, arames, ou outro material. 7 – Leva à toa; Amerício (Símb. Químico). 8 – Pessoa notável na sua especialidade; Nome da avó de Fradique Mendes em A Correspondência de Fradique Mendes. 9 – Isolados; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de três; Lista. 10 - Divertido; Assassina. 11 - Grosseiro; Curas.

 Clique Aqui para imprimir.