segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Devaneios Cruzadísticos - Luísa Lopes da Silva

O passatempo do mês de Fevereiro é dedicado a Luísa Lopes da Silva (Isa), distinta charadista, que eu não tive o privilégio de conhecer. Por isso, o texto que segue é da autoria da minha amiga e confreira Deolinda Milhano (Lindamor). Obrigado, amiga, por ter aceitado o meu convite. 


«Luísa Lopes da Silva nasceu na Carregueira, concelho da Chamusca, a 30 de Maio de 1924. Com cinco anos foi para Portalegre, cidade a que dedicou uma vida e de onde partiu para o além a 1 de Abril de 2012, quase aos 88 anos. 

Influenciada pelas revistas a que tinha acesso, muito jovem se dedicou ao charadismo. Sob o pseudónimo “Isa” colaborou nas diversas revistas e boletins charadísticas que se produziam em Portugal e no Brasil. Não faltava a um encontro anual do Dia Nacional do Charadismo, fosse em Lisboa, no Porto em Braga ou noutro qualquer ponto do País. Organizou vários encontros em Portalegre (1962, 1986, 1992, 2004, 2008) como principal, ou quase única, impulsionadora e responsável. 

Cativou gentes para a arte charadística levando-as a entrar nessa perícia cultural. Gostava de escrever e receber cartas e era essencialmente com os charadistas de Portugal e do Brasil que mantinha assídua e calorosa correspondência.

Mulher lutadora, não se dedicou somente à leitura de bons livros. Ela própria é autora de algumas obras entre elas três livros de Poesia.

Após se reformar, da Função Pública, não parou. Vasta a colecção de quadros bordados a ponto matiz que saíram das suas mãos com os quais fez exposições. Também da habilidade de seus dedos saiu bordado o estandarte do Charadismo».


O desafio deste mês é, pois, resolver este passatempo de Palavras-Cruzadas e, no final, descobrir o título (2 palavras, nas horizontais) de um livro de poesia de Luísa Lopes da Silva (1924 – 2012).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Sério; Jornal. 2 – Impulso; Sacrifício [fig.]. 3 – Prostíbulo; Empunhei. 4 – Ruim; Salubre; Outra coisa [antiq.]. 5 – Siga; Consumo [fig.]. 6 – Sibila; Baía pequena. 7 – Aconteceu; Indivisível. 8 – Suceder; Lancinante; Brisa. 9 – Timão do arado; Rústico. 10 – Transmitirá; Atormentam [fig.]. 11 – Jeitoso; Mancha [fig.]. 

VERTICAIS: 1 – Sossego; Ciumenta. 2 – Fica louco; Partes. 3 – Comercial; Pertenci; Reza. 4 – Sulcas; Simples; Prefixo que exprime a ideia de movimento. 5 – Templo; Interjeição usada para interromper. 6 – Dá; Está iminente. 7 – Graceja; Paixão. 8 – Aqueles; Elemento de formação de palavras que significa de ambos os lados; Nada. 9 – Mau humor [fig.]; Cólera; Dia. 10 – Saudação; Descrente. 11 – Grainha seca; Agitei.

Clique Aqui  para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Fevereiro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.

Vemo-nos por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário