domingo, 22 de janeiro de 2023

Ouvir a voz de Deus



(de Frederico Lourenço, in fb de 22/1/2023)

Ouvir a voz de Deus

Numa das passagens mais belas e misteriosas do Antigo Testamento, o profeta Elias é avisado de que, amanhã, Deus passará diante da gruta isolada na montanha onde Elias tem estado a viver. No momento da passagem de Deus, lemos que «houve um vento enorme, forte, que fendia montanhas e esmagava rochas diante do Senhor.» (1 Reis 19:11)

No entanto, não era neste vendaval violento que estava Deus: «o Senhor não estava no vento».

E, depois do vento, houve um terramoto: «e o Senhor não estava no terramoto».

E, depois do terramoto, um fogo: «e o Senhor não estava no fogo.»

Mas, finalmente, depois do fogo, veio «uma voz de brisa leve – e, aí, estava o Senhor.» (1 Reis 19:12).

A expressão «uma voz de brisa leve» é de uma beleza poética incrível. Pensar que Deus não está no estardalhaço, mas sim no quase-silêncio, tem um alcance muito significativo.

A palavra que traduzi por «voz» também pode significar «som»: em hebraico, «qol»; em grego, «phōnē». É por meio dela que Adão e Eva se apercebem da presença de Deus no jardim, no capítulo 3 de Génesis (onde nalgumas Bíblias lemos «som de Deus»; noutras, «voz de Deus»). Mas quando Deus Ele mesmo a emprega em Génesis 3:17, a palavra significa sem dúvida «voz»: «ouviste a voz da tua mulher», diz Deus, reprovando Adão.

A reprovação está no facto de a voz humana veicular palavras que nem sempre são benéficas (como é o caso das palavras atribuídas a Eva). As palavras divinas estão noutra categoria, embora «benéfico» possa não se afigurar o melhor adjectivo para aplicarmos a algumas palavras atribuídas a Deus no Antigo Testamento (sobretudo quando Deus dita o extermínio dos anteriores habitantes de Canaã, para os que israelitas lá possam viver).

Dir-se-á, por outro lado, que as palavras do Seu filho e porta-voz no Novo Testamento correspondem em pleno ao que se entende por benéfico: algo que faz bem e que, por si só, faz o Bem.

Na rica polifonia do Antigo Testamento – onde tanta importância é dada aos sacrifícios que o povo israelita tem que oferecer a Deus – está também clara a ideia de que Deus não valoriza assim tanto os sacrifícios: o que Ele valoriza acima de tudo (pelo menos nalgumas passagens da Escritura hebraica) é que ouçamos a Sua voz. Dando a palavra ao profeta Samuel, «Serão mais desejáveis ao Senhor sacrifícios do que escutar a voz do Senhor? Eis que escutar é melhor do que sacrifício; ouvir é melhor do que a gordura de carneiros» (1 Samuel 15:22).

Poderemos então perguntar: onde é que vamos para «escutar a voz do Senhor», como diz Samuel? Onde podemos ouvir a «voz de brisa leve», que Elias escutou?

Os cristãos acreditam que «Aquele que Deus enviou [Jesus] transmite as palavras de Deus» (João 3:34). No mesmo Evangelho, Jesus diz «quem ouve a minha palavra e crê n’Aquele que me enviou tem a vida eterna» (João 5:24).

Jesus parece estabelecer uma ligação fascinante entre «ouvir» e «crer». Sem ouvir, não há caminho para Deus.

Ouvir as palavras de Deus, porém, não constitui o fim do caminho. A finalidade última é que nós mesmos nos tornemos «morada» da voz de Deus. Esse sentido («morar», «habitar») está implícito no «permanecer» que lemos em João 15:5: «Eu sou a vinha, vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá fruto abundante».

E sob que forma é que Jesus permanece em nós? Sob a forma das suas palavras.

«Se permanecerdes em mim e se as minhas palavras permanecerem em vós, aquilo que quiserdes, solicitai – e acontecerá para vós» (João 15:7).

O sentido de «acontecerá para vós» é enigmático. Mas eu diria que morarmos em Jesus, como consequência de as palavras dele morarem em nós, já é, por si só, um Acontecimento.

(na imagem: Elias pelo pintor italiano Guercino)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

No centenário do nascimento de Eugénio de Andrade



Do meu amigo e conterrâneo Joaquim Candeias da Silva, partilho este excelente texto, no ano em que se comemora o centenário do nascimento do poeta EUGÉNIO DE ANDRADE, a propósito da data do nascimento do poeta que muito amamos. Parabéns, meu poeta!


«O CENTENÁRIO DO POETA (1923-2023). - FOI MESMO A 19 DE JANEIRO QUE ELE NASCEU? - OFICIALMENTE, NÃO.
Enche páginas de jornais por estes dias. E muito justamente. Ele foi, sem dúvida, um dos maiores poetas da contemporaneidade. É um dos meus favoritos, até porque o conheci pessoalmente: falámos algumas vezes (inclusivamente sobre a sua Póvoa, vizinha da minha Orca, só não gostava que lhe tocasse no pai…); telefonámo-nos e escrevemo-nos; trocámos livros. Ah, e também conheço os lugares da sua meninice, que ficam muito perto dos meus (Ribeiro da Orca, Couto, Poço Castelhano, Corricão, Barbado...).
Pois, vem agora a propósito a data de nascimento. Conforme já em tempos aqui dei conta, segundo reza o seu registo civil (nunca desmentido oficialmente pela mãe), com base numa declaração apresentada a 1 de Março de 1923 por ela, Maria dos Anjos, então solteira, doméstica, domiciliada na Póvoa, filha de Guilherme Fontinhas e de Maria Joana, foi às vinte horas do dia UM de FEVEREIRO DE 1923 que nasceu JOSÉ FONTINHAS numa casa da Rua das Quintas (hoje Poeta Eugénio de Andrade, o pseudónimo literário por ele adoptado).
[VER ANEXO. E já agora, sabem qual o significado do vocábulo EUGÉNIO e a razão pela qual o Poeta o escolheu? Provavelmente não... Então registem: tal como ANDRADE (de Andrós = homem), é de origem grega (Eu = bem + Genos = nascido). Pois…
Contudo, é importante que se diga que nem sempre as narrativas coincidem... Não revelam os ditos registos o nome do pai, embora na aldeia toda a gente soubesse quem era e o próprio se tenha assumido como tal. Tratava-se de Alexandre Rato, filho de António Dias Rato (1865-1963) e de Teresa de Jesus Felícia (1874-1956). Mais tarde, os pais do Poeta até chegaram a casar. Porém, por questões de foro estritamente pessoal, este rasurou-o da sua biografia e da sua obra, e apenas episodicamente se lhe referiu como «o senhorito do Monte do Ribeiro da Orca»...
Ora, estariam certos os referidos dia e hora declarados pela mãe? Embora eles coincidam rigorosamente com o que vem mencionado no registo de baptismo, ocorrido na igreja paroquial da Póvoa a 2 de Março seguinte, a verdade é que toda a bibliografia, sustentada no dizer do Poeta, aponta o dia 19 de Janeiro, dia de S. Sebastião. E até acredito que fosse verdade. Tal discrepância de datas, que por aqueles tempos ocorria com certa frequência, era um estratagema comum para escapar à multa do registo tardio, já que aos emolumentos e ao imposto de selo do "civil" ninguém podia eximir-se.
E, já agora, vem ao caso o que se passou com Albano (Dias) Martins, outro poeta, que até era primo direito de “Eugénio”. De acordo com o registo de nascimento n.º 874 da Repartição do Registo Civil do Fundão, este também nasceu na Póvoa de Atalaia, «às doze horas do dia 6 de Agosto de 1930», numa casa da Rua da Devesa, sendo filho de Francisco Dias Rato, natural da Póvoa, e de Maria do Carmo Gonçalves Martins, natural da mesma freguesia, «onde estão domiciliados», neto paterno de António Dias Rato e de Teresa Felícia Rato, e materno de Abílio Martins e de Maria José Gonçalves. Foram testemunhas António Domingues, agricultor, e António Fontinhas, pedreiro, ambos solteiros e residentes na Póvoa de Atalaia, que assinaram a declaração.
Mas… mas… também aqui a narrativa histórica "mudou": Albano sempre disse que nasceu noutro lado e em dia diferente: na Q.ta do Olho de Boi da freguesia do Telhado, a 24 de Julho! E aqui está como a História oficial pode ser bem diferente da que acaba por prevalecer…
Mas, hoje, esqueçamos isso. PARABÉNS, MEU POETA»