quarta-feira, 1 de março de 2023

Devaneios cruzadísticos │ Natália Correia

Celebra-se, neste ano de 2023, o centenário do nascimento de Natália Correia, portuguesa, poetisa, ficcionista, autora dramática e ensaísta. Nascida em 1923 e falecida em 1993, natural dos Açores, facto que levou a insularidade a tornar-se uma linha de força presente em todo o seu percurso literário. O AlegriaBreve assinala o evento, dedicando-lhe o passatempo de Palavras-Cruzadas, referente ao mês de Março.

Figura marcante da cultura e da literatura portuguesas contemporâneas, Natália Correia distinguiu-se também pela sua atividade política, tendo exercido, com a mesma irreverência que pauta toda a sua existência, o cargo de deputada.

Escritora que manteve uma posição de independência relativamente a modelos e movimentos literários, embora seja, mesmo aceitando que são poucos os "exemplos que podemos colher na sua poesia de uma aproximação da sua parte a procedimentos estilísticos típicos dos surrealistas", frequentemente associada ao Surrealismo. Por isso, amiga dos Surrealistas, do poeta Mário Casariny, curiosamente também nascido em 1923. Por isso, o AlegriaBreve promete evocar aqui, no próximo mês de Agosto, tal efeméride.

Natália Correia simbolizou, como poucos, as inquietações do século XX português. Precoce e radical no pensamento feminino, incompreendida e amada, lançou um olhar oracular sobre o seu tempo. Em tertúlias, que eram verdadeiras olimpíadas da confraternização lisboeta, o seu traço aglutinador envolvia, juntamente com o fumo dos cigarros, intelectuais e admiradores. A partir de 1971, essas reuniões passaram a ter lugar no famoso bar "Botequim".

Natália Correia foi agraciada com vários prémios, com destaque para o Prémio La Fleur de Laure (1977) e o Grande Prémio de Poesia APE (1990), este pelo livro “Sonetos Românticos”.

Convido os meus amigos a solucionar este passatempo de palavras-cruzadas e encontrar, a final, o título (5 palavras nas horizontais) de uma obra da poetisa portuguesa Natália Correia (1923-1993).



HORIZONTAIS: 1 – Censura; Perspicaz [figurado]. 2 – Namorado [popular]; Ninho [regionalismo]. 3 – Interjeição usada como saudação [Brasil]; Pinga; Então. 4 – Rotineiro; Soluçar. 5 – Alcunhar [figurado]. 6 – Interjeição usada para chamamento; Custas. 7 – Demandas. 8 – Suam [Guiné]; Repetiu. 9 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de um só; Inspiração [figurado]; Acontecer. 10 – Poesia [figurado]; Classe. 11 – Pulo; Tagarelas.

VERTICAIS: 1 – Partida; Ferva. 2 – Baixas; Índigo. 3 – Uno; Fogueiras; Troça. 4 – Calcar; Pesquisas. 5 – Espúrio. 6 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de burro; Quociente de inteligência [sigla]. 7 – Casamento. 8 – Máxima; Estimula. 9 – Interjeição que exprime dor; Atado; Mais [antiquado]. 10 – Espécie de calha que dá vazão à água e a outros despejos do navio; Perceba. 11 – Interjeição que exprime satisfação [popular]; Famas.


Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Março, inclusive, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário