Por razões de agenda do meu Grupo de Leitura, revisitei o livro “Caim”, do José Saramago, que eu havia lido em Outubro de 2010, aquando da sua publicação.
Para já, deixo aqui um resumo dos 13 capítulos e voltarei a falar dele, após a discussão a realizar brevemente no seio do Grupo de Leitura.
Capitulo 1. Jardim do Éden. Adão e Eva. O pecado original. Expulsão de Adão e Eva do jardim do éden (Gn.3) Fora do jardim, a terra era árida e inóspita. Filhos: Caim, primeiro, Abel, depois. Set, o terceiro filho, só virá ao mundo 130 anos depois. Caim foi lavrador, Abel pastor (Gn 4).
Capítulo 2. Adão e Eva estão agora fora do paraíso. A primeira casa é uma caverna. Eva tenta entrar no Éden, para buscar comida. O anjo Azael simpatiza com Eva e dá-lhe comida. Adão e Eva encontram uma caravana, na qual se integram.
Capítulo 3. Adão e Eva, integrados na caravana, iniciam-se no cultivo da terra. A distribuição da mão-de-obra doméstica era harmoniosa, até ao dia das oferendas a Deus. Abel ofereceu um cordeiro, Caim produtos da terra. Deus aceitou a oferenda de Caim, mas rejeitou a de Abel. Despeitado, Caim mata Abel com golpes de uma queixada de jumento. Que fizeste com teu irmão Abel? Perguntou o Senhor. Pagarás pelo que fizeste, Andarás errante e perdido. Porei um sinal na tua testa, ninguém te fará mal. Este é o sinal da tua condenação (Gn.4).
Capítulo 4. Caim inicia a sua viagem errática pelo mundo. Encontra um velho que leva duas ovelhas atadas por um baraço. Chega à região de Nod. Arranja emprego como pisador de barro. A senhora desta terra é Lilith, que é casada com Noah. Caim é conduzido ao palácio. Lilith seduz Caim.
Capítulo 5. Caim passa os dias na cama de Litlth, insaciável. Noah projecta matá-los, por vingança. Num passeio, Caim é atacado. No instante do ataque, a arma transforma-se em cobra. Lilith quer que Caim mate Noah, mas recusa. Lilith fica grávida. São mortos os potenciais (frustrados) assassinos de Caim. Lilith e Caim dormem juntos pela última vez.
Capítulo 6. Caim deixa o palácio de LIlith. Encontrará Caim, de novo, o velho com as duas ovelhas? Quem é esta personagem? Interroga-se Caim, em cima do seu jumento. Caim encontra agora uma paisagem cheia de árvores e água, bem diferente da árida Terra de Nod. Sacrifício de Isaac (Gn 22). Caim que segura o braço de Abraão quando este se preparava para imolar o filho. Um Senhor tão cruel como Baal, que devora os filhos? Prosseguindo a sua viagem errática, Caim avista ao longe uma torre altíssima com a forma de um cone. Torre de Babel (Gn 11). O objecto daquela gente era construir uma torre que chegasse ao céu. Para que? Ficarem famosos, respondeu um deles. Porém, a construção estava parada. Porquê? O Senhor não gostou. Trocou todas as línguas e eles deixaram de se entender. E assim a obra não vai avante. A torre veio desmoronar-se como um castelo de cartas, após um sopro do Senhor. O Senhor é egoísta ao ponto de fazer desaparecer a torre? “A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus, nem ele nos entende, nem nós o entendemos a ele”.
Capítulo 7. Caim reencontra Abraão. Ele tem o condão de viajar no tempo (ir ao futuro e ao passado). Neste tempo, Abraão só tem ainda um filho, de nome Ismael, gerado pela escrava Agar. Um dos convidados para a tenda de Abraão comunica a este que para que vem a sua mulher Sara, não obstante a sua idade avançada, terá um filho. E teve, e chamar-se o já nosso conhecido Isaac (Gn. 18). Prosseguindo a sua viagem errática. Caim assiste ao diálogo entre Deus e Abraão. Este pede ao Senhor para poupar as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn. 19) à destruição, que tinham caído em pecado. O leilão terminou nos 10 justos. Abraão voltou para a sua tenda, mas volta à cidade para se encontrar com o seu sobrinho Lot. Na manhã do dia seguinte, aconselham Lot a levar dali para fora a sua mulher e as duas filhas, para não serem apanhadas pelo castigo da cidade. Porém, Lot pediu para ficar numa aldeia perto, chamada Zoar, em vez de irem para a montanha. Foram autorizados a fazê-lo, mas com a condição de não olharem para trás. Então, caiu enxofre e fogo sobre Sodoma e sobre Gomorra, só restando cinzas e corpos carbonizados. Na retirada da família de Lot, a mulher deste olhou para trás, desobedecendo à ordem recebida, ficou transformada numa estátua de sal. E as crianças Senhor?
Capítulo 8. Caim caminha agora no deserto do Sinai. Encontra um acampamento no sopé de uma montanha. Moisés, que comandava o êxodo, ausentou-se durante 40 dias e 40 noites para falar com o Senhor. O irmão, Aarão, que no Egipto havia sido nomeado sumo sacerdote, aproveitando a ausência do irmão, acedeu ao pedido dos companheiros de caminhada, para lhes apresentar um Deus na figura de um bezerro de ouro (Ex 32 ). Josué, chefe militar dos israelitas, e ajudante de Moisés, esperou este à entrada do acampamento, alertando-o para o alarido existente acampamento. Regressado ao acampamento, Moisés destruiu o bezerro, reduzindo-o a pó. De seguida, Moisés “convidou” aqueles que eram pelo Senhor a vingarem os que haviam prevaricado. Morreram 3.000 homens, uma grande sangria. Profunda maldade do Senhor ?!. Em mais uma mudança de presente, Caim presencia agora a história de Lot e as Filhas (Gn 20). Lot, após se ter refugiado em Zoar, entendeu estar melhor defendido nas grutas da montanha. As filhas, na falta de homens para assegurar a continuidade da raça humana, acharam por bem ficar grávidas do próprio pai. E assim fizeram e tiveram descendência. Crescei e multiplicai-vos. E o Senhor o que diz? E Caim pode confirmar a multiplicação que logo aconteceu. Eram precisos mais humanos, mais combatentes para a guerra. É o que Caim, depois, assiste à guerra entre Israelitas e os medianitas (Nm 31). À primeira, caso raro, os Israelitas perderam, mas o Senhor logo tratou de mudar o rumo dos acontecimentos. Instruiu Josué com que devia fazer. O resultado final foi uma vitória dos Israelitas e os despojos foram enormes. E foi feita a divisão, cabendo uma boa parte ao Senhor. O que comprova que a guerra é um negócio.
Capítulo 9. Caim chega à cidade de Jericó, ao tempo que se prepara o assalto pelo exército de Josué. Ao sétimo dia, concretiza-se a tomada da cidade de Jericó (Js 6), com êxito. Há muitos mortos, de humanos e animais. Josué marchou sobre a cidade de Ai, mas é derrotado (Js 7). Perde 36 soldados. Fica muito zangado com o Senhor e interpela-o, que farás tu para defender o nosso prestígio. O Senhor, pedagogicamente, explicou que a derrota foi castigo por os Israelitas se terem apoderado de coisas que se destinavam a ser destruídas. Josué vai então investigar o que se passou e chega a Acan, o responsável pelo desvio de tais coisas. Confirmado o crime, Josué castiga Acan (Js 7). Sepultado sobre um monte de pedras, fica conhecido por Vale de Acor. Assim, se acalmou a ira do Senhor. De seguida, Josué junta 30.000 homens e delineia a Emboscada contra Ai (Js 8). Josué sai vencedor. O rei de Ai é enforcado numa árvore. Não houve um só sobrevivente. Foi esta a última vitória de Caim. Deixa o exército de Josué. O exército deste prossegue a tomada de várias cidades. Caim não assistiu, porém, ao maior prestígio de todos os tempos, a paragem do sol (Js 10, 12-15). Para que pudesse vencer, ainda com a luz do dia, a batalha contra os cinco reis amorreus, Josué pediu ao Senhor que detivesse o sol e ele assim fez. Os amorreus foram vencidos, porque, durante quase um dia inteiro, o sol esteve imóvel, ali no meio do céu.
Capitulo 10. Caim continua a sua viagem errática pelo mundo. Foi agricultor e pisador de barro, agora é rastraedor. Volta a encontra o velho com as mesmas ovelhas atadas por um baraço. Retorna à cidade onde vive Lilith, que tinha ficado grávida. Caim tem assim oportunidade de ver o filho entretanto nascido. Deve ter 9 ou 10 anos. Chama-se Enoch. Caim volta para a cama de Lilith. Conta o que viu (embora se trate de acontecimentos futuros). Caim interroga-se se alguma vez irá ser dono da sua pessoa. Passadas duas semanas, deixa a cidade e parte. Sem jumento, desta vez.
Capítulo 11. Caim chega a terra de Us, terra de Job (Jb 1, 1-9). Este era um homem imensamente rico. Para além disso, era um homem justo, como não há outro no mundo. O Senhor, desfiado por Satã, vai pô-lo à prova. São-lhe retirados todos os bens. Vai ser posto à prova. Caim vê nisso um jogo de apostas entre o Senhor e Satã, o que é inadmissível. Não obstante, os anjos, que o aguardavam à entrada da cidade, ajudaram-no a arranjar emprego na casa de Job. Num instante, Job é despojado de todos os seus bens. Ele e a sua família ficaram sem nada. E para aumento de prova, ficou cheio de chagas, da cabeça aos pés. Job tudo aceita resignado. Caim, que havia conseguido um emprego a cuidar de burros, pensou que melhor seria encontrar trabalho noutro local. Para o efeito, compra um burro ao seu dono. Antes de partir, foi ainda ver o seu dono, Job, que continua sentado no chão, à porta de casa, raspando as feridas das pernas com um caco de barro. Caim parte, deixando, sem despedir, Job em grande miséria e leproso.
Capítulo 12. Caim caminha agora por uma terra verdejante. Até parecia o jardim do Éden de saudosa memória. Avista, entretanto, uma construção de madeira, que se assemelhava muito a um barco. Caim estava, tão só, perante a Arca de Noé (Gn 6). Noé está acompanhado de 4 fortes homens e pela sua família. O Senhor manifesta-se e entra em diálogo com Caim. Dá notícia da cura de Job, assim como da restituição dos bens (Js 42-IX). Senhor dá ordem a Noé para levar Caim na arca. Mais um homem para fazer filhos. Para quê a arca? A terra está corrompida e cheia de violência. Noé é escolhido para iniciar uma nova humanidade. Dilúvio purificante. Caim ajudava. Já havia dormido com duas das noras de Noé e preparava-se para dormir com a terceira. A arca levantará ferro no dia seguinte.
Capítulo 13. A arca é levada para o mar, provocando um tsunami. Agora voga à toa. Passados sete dias, irão abrir as comportas do céu. Irá chover durante 40 dias e quarenta noites. Só ao fim de 150 dias as águas começaram a baixar. A mulher de Cam morreu num acidente. Caim vai para a cama com a mulher de Noé. Há que procriar sem quaisquer limites. A ordem vem de Noé. Caim elimina um a um os seus companheiros de viagem. A vítima seguinte é a própria mulher de Noé. A forma é sempre a mesma: são atirados ao mar. O nível do mar continua a baixar. Sem e a mulher caíram ao mar no mesmo dia, assim como a viúva de jafet. Sem mulher, Noé desanima e deixa-se cair ao mar. No dia seguinte, a arca toca terra. O Senhor chama por Noé, mas ninguém responde. Silêncio. De dentro da Arca, apenas sai Caim e os animais. O Senhor pergunta-lhe pelos outros. Menos Noé, que se afogou, por sua livre vontade, aos outros matei-os eu, disse Caim. Não haverá nova humanidade. Recriminações recíprocas. Agora podes matar-me, disse Caim. Não posso, diz o Senhor. Morrerás de morte natural. As aves virão devorar-te a carne. Sim, depois de me terem devorado o espírito. Não se ouviu mais nada. Mas, provavelmente, terão argumentado mais vezes, a única coisa certa que se sabe é que continuaram a discutir e que a discutir estão ainda.
Entre parênteses, estão indicados, por abreviaturas, os livros do Antigo Testamento onde se relatam os episódios bíblicos referidos na narrativa.
Para já, deixo aqui um resumo dos 13 capítulos e voltarei a falar dele, após a discussão a realizar brevemente no seio do Grupo de Leitura.
Capitulo 1. Jardim do Éden. Adão e Eva. O pecado original. Expulsão de Adão e Eva do jardim do éden (Gn.3) Fora do jardim, a terra era árida e inóspita. Filhos: Caim, primeiro, Abel, depois. Set, o terceiro filho, só virá ao mundo 130 anos depois. Caim foi lavrador, Abel pastor (Gn 4).
Capítulo 2. Adão e Eva estão agora fora do paraíso. A primeira casa é uma caverna. Eva tenta entrar no Éden, para buscar comida. O anjo Azael simpatiza com Eva e dá-lhe comida. Adão e Eva encontram uma caravana, na qual se integram.
Capítulo 3. Adão e Eva, integrados na caravana, iniciam-se no cultivo da terra. A distribuição da mão-de-obra doméstica era harmoniosa, até ao dia das oferendas a Deus. Abel ofereceu um cordeiro, Caim produtos da terra. Deus aceitou a oferenda de Caim, mas rejeitou a de Abel. Despeitado, Caim mata Abel com golpes de uma queixada de jumento. Que fizeste com teu irmão Abel? Perguntou o Senhor. Pagarás pelo que fizeste, Andarás errante e perdido. Porei um sinal na tua testa, ninguém te fará mal. Este é o sinal da tua condenação (Gn.4).
Capítulo 4. Caim inicia a sua viagem errática pelo mundo. Encontra um velho que leva duas ovelhas atadas por um baraço. Chega à região de Nod. Arranja emprego como pisador de barro. A senhora desta terra é Lilith, que é casada com Noah. Caim é conduzido ao palácio. Lilith seduz Caim.
Capítulo 5. Caim passa os dias na cama de Litlth, insaciável. Noah projecta matá-los, por vingança. Num passeio, Caim é atacado. No instante do ataque, a arma transforma-se em cobra. Lilith quer que Caim mate Noah, mas recusa. Lilith fica grávida. São mortos os potenciais (frustrados) assassinos de Caim. Lilith e Caim dormem juntos pela última vez.
Capítulo 6. Caim deixa o palácio de LIlith. Encontrará Caim, de novo, o velho com as duas ovelhas? Quem é esta personagem? Interroga-se Caim, em cima do seu jumento. Caim encontra agora uma paisagem cheia de árvores e água, bem diferente da árida Terra de Nod. Sacrifício de Isaac (Gn 22). Caim que segura o braço de Abraão quando este se preparava para imolar o filho. Um Senhor tão cruel como Baal, que devora os filhos? Prosseguindo a sua viagem errática, Caim avista ao longe uma torre altíssima com a forma de um cone. Torre de Babel (Gn 11). O objecto daquela gente era construir uma torre que chegasse ao céu. Para que? Ficarem famosos, respondeu um deles. Porém, a construção estava parada. Porquê? O Senhor não gostou. Trocou todas as línguas e eles deixaram de se entender. E assim a obra não vai avante. A torre veio desmoronar-se como um castelo de cartas, após um sopro do Senhor. O Senhor é egoísta ao ponto de fazer desaparecer a torre? “A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus, nem ele nos entende, nem nós o entendemos a ele”.
Capítulo 7. Caim reencontra Abraão. Ele tem o condão de viajar no tempo (ir ao futuro e ao passado). Neste tempo, Abraão só tem ainda um filho, de nome Ismael, gerado pela escrava Agar. Um dos convidados para a tenda de Abraão comunica a este que para que vem a sua mulher Sara, não obstante a sua idade avançada, terá um filho. E teve, e chamar-se o já nosso conhecido Isaac (Gn. 18). Prosseguindo a sua viagem errática. Caim assiste ao diálogo entre Deus e Abraão. Este pede ao Senhor para poupar as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn. 19) à destruição, que tinham caído em pecado. O leilão terminou nos 10 justos. Abraão voltou para a sua tenda, mas volta à cidade para se encontrar com o seu sobrinho Lot. Na manhã do dia seguinte, aconselham Lot a levar dali para fora a sua mulher e as duas filhas, para não serem apanhadas pelo castigo da cidade. Porém, Lot pediu para ficar numa aldeia perto, chamada Zoar, em vez de irem para a montanha. Foram autorizados a fazê-lo, mas com a condição de não olharem para trás. Então, caiu enxofre e fogo sobre Sodoma e sobre Gomorra, só restando cinzas e corpos carbonizados. Na retirada da família de Lot, a mulher deste olhou para trás, desobedecendo à ordem recebida, ficou transformada numa estátua de sal. E as crianças Senhor?
Capítulo 8. Caim caminha agora no deserto do Sinai. Encontra um acampamento no sopé de uma montanha. Moisés, que comandava o êxodo, ausentou-se durante 40 dias e 40 noites para falar com o Senhor. O irmão, Aarão, que no Egipto havia sido nomeado sumo sacerdote, aproveitando a ausência do irmão, acedeu ao pedido dos companheiros de caminhada, para lhes apresentar um Deus na figura de um bezerro de ouro (Ex 32 ). Josué, chefe militar dos israelitas, e ajudante de Moisés, esperou este à entrada do acampamento, alertando-o para o alarido existente acampamento. Regressado ao acampamento, Moisés destruiu o bezerro, reduzindo-o a pó. De seguida, Moisés “convidou” aqueles que eram pelo Senhor a vingarem os que haviam prevaricado. Morreram 3.000 homens, uma grande sangria. Profunda maldade do Senhor ?!. Em mais uma mudança de presente, Caim presencia agora a história de Lot e as Filhas (Gn 20). Lot, após se ter refugiado em Zoar, entendeu estar melhor defendido nas grutas da montanha. As filhas, na falta de homens para assegurar a continuidade da raça humana, acharam por bem ficar grávidas do próprio pai. E assim fizeram e tiveram descendência. Crescei e multiplicai-vos. E o Senhor o que diz? E Caim pode confirmar a multiplicação que logo aconteceu. Eram precisos mais humanos, mais combatentes para a guerra. É o que Caim, depois, assiste à guerra entre Israelitas e os medianitas (Nm 31). À primeira, caso raro, os Israelitas perderam, mas o Senhor logo tratou de mudar o rumo dos acontecimentos. Instruiu Josué com que devia fazer. O resultado final foi uma vitória dos Israelitas e os despojos foram enormes. E foi feita a divisão, cabendo uma boa parte ao Senhor. O que comprova que a guerra é um negócio.
Capítulo 9. Caim chega à cidade de Jericó, ao tempo que se prepara o assalto pelo exército de Josué. Ao sétimo dia, concretiza-se a tomada da cidade de Jericó (Js 6), com êxito. Há muitos mortos, de humanos e animais. Josué marchou sobre a cidade de Ai, mas é derrotado (Js 7). Perde 36 soldados. Fica muito zangado com o Senhor e interpela-o, que farás tu para defender o nosso prestígio. O Senhor, pedagogicamente, explicou que a derrota foi castigo por os Israelitas se terem apoderado de coisas que se destinavam a ser destruídas. Josué vai então investigar o que se passou e chega a Acan, o responsável pelo desvio de tais coisas. Confirmado o crime, Josué castiga Acan (Js 7). Sepultado sobre um monte de pedras, fica conhecido por Vale de Acor. Assim, se acalmou a ira do Senhor. De seguida, Josué junta 30.000 homens e delineia a Emboscada contra Ai (Js 8). Josué sai vencedor. O rei de Ai é enforcado numa árvore. Não houve um só sobrevivente. Foi esta a última vitória de Caim. Deixa o exército de Josué. O exército deste prossegue a tomada de várias cidades. Caim não assistiu, porém, ao maior prestígio de todos os tempos, a paragem do sol (Js 10, 12-15). Para que pudesse vencer, ainda com a luz do dia, a batalha contra os cinco reis amorreus, Josué pediu ao Senhor que detivesse o sol e ele assim fez. Os amorreus foram vencidos, porque, durante quase um dia inteiro, o sol esteve imóvel, ali no meio do céu.
Capitulo 10. Caim continua a sua viagem errática pelo mundo. Foi agricultor e pisador de barro, agora é rastraedor. Volta a encontra o velho com as mesmas ovelhas atadas por um baraço. Retorna à cidade onde vive Lilith, que tinha ficado grávida. Caim tem assim oportunidade de ver o filho entretanto nascido. Deve ter 9 ou 10 anos. Chama-se Enoch. Caim volta para a cama de Lilith. Conta o que viu (embora se trate de acontecimentos futuros). Caim interroga-se se alguma vez irá ser dono da sua pessoa. Passadas duas semanas, deixa a cidade e parte. Sem jumento, desta vez.
Capítulo 11. Caim chega a terra de Us, terra de Job (Jb 1, 1-9). Este era um homem imensamente rico. Para além disso, era um homem justo, como não há outro no mundo. O Senhor, desfiado por Satã, vai pô-lo à prova. São-lhe retirados todos os bens. Vai ser posto à prova. Caim vê nisso um jogo de apostas entre o Senhor e Satã, o que é inadmissível. Não obstante, os anjos, que o aguardavam à entrada da cidade, ajudaram-no a arranjar emprego na casa de Job. Num instante, Job é despojado de todos os seus bens. Ele e a sua família ficaram sem nada. E para aumento de prova, ficou cheio de chagas, da cabeça aos pés. Job tudo aceita resignado. Caim, que havia conseguido um emprego a cuidar de burros, pensou que melhor seria encontrar trabalho noutro local. Para o efeito, compra um burro ao seu dono. Antes de partir, foi ainda ver o seu dono, Job, que continua sentado no chão, à porta de casa, raspando as feridas das pernas com um caco de barro. Caim parte, deixando, sem despedir, Job em grande miséria e leproso.
Capítulo 12. Caim caminha agora por uma terra verdejante. Até parecia o jardim do Éden de saudosa memória. Avista, entretanto, uma construção de madeira, que se assemelhava muito a um barco. Caim estava, tão só, perante a Arca de Noé (Gn 6). Noé está acompanhado de 4 fortes homens e pela sua família. O Senhor manifesta-se e entra em diálogo com Caim. Dá notícia da cura de Job, assim como da restituição dos bens (Js 42-IX). Senhor dá ordem a Noé para levar Caim na arca. Mais um homem para fazer filhos. Para quê a arca? A terra está corrompida e cheia de violência. Noé é escolhido para iniciar uma nova humanidade. Dilúvio purificante. Caim ajudava. Já havia dormido com duas das noras de Noé e preparava-se para dormir com a terceira. A arca levantará ferro no dia seguinte.
Capítulo 13. A arca é levada para o mar, provocando um tsunami. Agora voga à toa. Passados sete dias, irão abrir as comportas do céu. Irá chover durante 40 dias e quarenta noites. Só ao fim de 150 dias as águas começaram a baixar. A mulher de Cam morreu num acidente. Caim vai para a cama com a mulher de Noé. Há que procriar sem quaisquer limites. A ordem vem de Noé. Caim elimina um a um os seus companheiros de viagem. A vítima seguinte é a própria mulher de Noé. A forma é sempre a mesma: são atirados ao mar. O nível do mar continua a baixar. Sem e a mulher caíram ao mar no mesmo dia, assim como a viúva de jafet. Sem mulher, Noé desanima e deixa-se cair ao mar. No dia seguinte, a arca toca terra. O Senhor chama por Noé, mas ninguém responde. Silêncio. De dentro da Arca, apenas sai Caim e os animais. O Senhor pergunta-lhe pelos outros. Menos Noé, que se afogou, por sua livre vontade, aos outros matei-os eu, disse Caim. Não haverá nova humanidade. Recriminações recíprocas. Agora podes matar-me, disse Caim. Não posso, diz o Senhor. Morrerás de morte natural. As aves virão devorar-te a carne. Sim, depois de me terem devorado o espírito. Não se ouviu mais nada. Mas, provavelmente, terão argumentado mais vezes, a única coisa certa que se sabe é que continuaram a discutir e que a discutir estão ainda.
Entre parênteses, estão indicados, por abreviaturas, os livros do Antigo Testamento onde se relatam os episódios bíblicos referidos na narrativa.
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