A minha Lista de blogues

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Devaneios cruzadísticos │ Provérbio

"Olho viu, boca piou" é o provérbio pedido com a resolução do passatempo de Palavras-Cruzadas, referente ao mês de Novembro de 2025.

Caba Sintra

Participaram: Alabi; Aleme; António Amaro; Antoques; Arjacasa; Bábita Marçal; Caba; Candy; El-Danny; Feranames; Fumega; Gilda Marques; Homotaganus; Horácio; Jani; João Carlos Rodrigues; Joaquim Pombo; José Bento; José Bernardo; Juse; Mafirevi; Magno; Manuel Amaro; Maria de Lourdes; My Lord; Neveiva; Odemi; Olidino; PAR DE PARES; Paulo Freixinho; Reduto Pindorama (Agagê, Joquimas e Samuca); Ricardo Campos; Rui Gazela; Russo; Seven; Socrispim; Solitário; Somar; TRIO SUL-MINAS (Crispim, Loanco e O. K.), Virgílio Atalaya e Zabeli.


Obrigado a todos. Até breve!

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

A polémica de José Régio e Álvaro Cunhal na Seara Nova

José Régio e Álvaro Cunhal foram os protagonistas de uma famosa polémica ocorrida em 1939 nas páginas da revista Seara Nova.

Nas páginas dos nºs. 608, 609, 611, 615 e 619 da revista Seara Nova, entre Abril e Junho de 1939, foram trocados argumentos entre Álvaro Cunhal e José Régio, constituindo-se como a polémica da visão neorrealista versus a visão presencista, entre intervenção social na arte e subjetivismo, em que o estava em causa era fundamentalmente a relação da arte com a vida. Todos os artigos discorrem numa perspectiva de são espírito de polémica e de respeito mútuo. Se o neorrealismo mostrava as questões sociais ou outras que marcavam o tempo a acontecer, o presencismo defendia a arte como um fim em si mesmo, uma revelação íntima do seu autor.

José Régio, então com 38 anos, publicou Cartas Intemporais do nosso Tempo, tendo as três primeiras o subtítulo comum de A um Moço Camarada, sobre Qualquer Possível Influência do Romance Brasileiro na Literatura Portuguesa, dirigindo-se assim ao então jovem Álvaro Cunhal, com 25 anos. José Régio defendia a autonomia da obra de arte contra o que chamava a sua instrumentalização ideológica feita por alguns jovens seareiros, com uma visão algo neorromântica da criação artística muito centrada na individualidade do criador, no isolamento do poeta na sua torre de marfim, como então se dizia.

Álvaro Cunhal intitulou a sua primeira réplica como Numa encruzilhada dos homens – alusão ao título de Régio Numa encruzilhada de Deus, acabado de publicar-, defendendo um compromisso social da arte e da literatura. A passagem dos anos trinta para os quarenta mostrara o fascismo alemão na guerra que incendiará a Europa, a Espanha saída duma guerra civil onde o fascismo de Franco impôs a lei da morte, a Itália de Mussolini, o aumento da repressão em Portugal. Contudo, Cunhal ressalvou a importância do movimento da Presença na sua rotura com o passado academizante e contra a mediocridade existente na literatura portuguesa de então.

sábado, 1 de novembro de 2025

Devaneios cruzadísticos │ Provérbio

Neste mês, deixo aqui uma proposta de resolução deste problema de Palavras-Cruzadas, sendo que, no final, poderá encontrar um provérbio de 4 palavras nas horizontais.


HORIZONTAIS: 1 – Cavidade no pão; Fita [Brasil]. 2 – Atempara; Ligar. 3 – Símbolo de praseodímio; Cabeça rapada [popular]; Símbolo de rádio. 4Tarifa Externa Comum [sigla]; Atilho; Ponderou. 5 – Elemento de formação pospositivo, de origem tupi e carácter nominal, que exprime a ideia de dente; O paladar [figurado]. 6 – Sufixo nominal, de origem latina, que tem sentido pejorativo; Vale a pena [regionalismo]. 7 – Descascou (o milho) [regionalismo]; Parte da frase que introduz algo de novo sobre o tema [Linguística]. 8 – Anfíbio anuro, nativo da América do Sul…; Elemento de formação pospositivo, de origem latina, que exprime a ideia de semelhança;   Coisa de grande apreço [figurado]. 
9 – Quarta nota da escala musical natural; Mordisques; Símbolo de germânio. 10 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de próprio; Doença resultante da ulceração da mucosa das fossas nasais…[plural]. 11 – Grande artéria que, nos vertebrados superiores, sai do ventrículo esquerdo…; Feri.


VERTICAIS: 1 – Oportuno; Soberba [Brasil, regionalismo]. 2 – Bêbedo; Leviano. 3 – Medida itinerária chinesa; Impressionou; Quadrar. 4 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de anzol; Antílope africano; Rede de Observação da Terra [sigla]. 5 – Dobra para dentro na sobrecapa de um livro; Sim [coloquial]. 6 – Reúne num interesse comum; Excêntrico [figurado]. 7 – Sufixo nominal que designa núcleo atómico; Pulcritude. 8 – Elemento de formação de palavras que exprime a ieia de corrente; Que é muito atraente [calão]; Ter como dono. 9 – Sufixo nominal, de origem latina, que ocorre em topónimos e, por vezes, em substantivos comuns com sentido diminutivo; Pessoa que tem voto em qualquer junta; Símbolo de sódio. 10 – Fome [coloquial]; Acertai as gavelas dos cereais para as atar [regionalismo]. 11 – Família linguística que engloba línguas indígenas amazónicas; Alas.

Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF com o passatempo.

O problema não segue, ainda, o novo Acordo Ortográfico


Aceito respostas até dia 25 de Novembroinclusive, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?