Evocámos aqui o escritor José Saramago em Janeiro de 2022, por ocasião das comemorações oficiais do 1º Centenário do seu nascimento. Aqui estamos de novo para, desta vez, falar de uma obra deste enorme vulto da Literatura Portuguesa. Quero dar a conhecer um livro fantástico, aquele que o acompanhou na sua última viagem. É um dos livros da minha vida.
Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã. As noites passadas na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa, foram fundamentais para a sua formação. «E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade, pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou».
No ano de 2007 foi criada em Lisboa a Fundação José Saramago, a qual, desde 2012, tem a sua sede na Casa dos Bicos, também em Lisboa.
José Saramago recebeu, entre vários prémios, o Prémio Camões em 1995 e, como galardão maior, o Prémio Nobel da Literatura em 1998.
Neste mês, convido os meus amigos a resolver este problema e, no final, encontrar o título (7 palavras nas horizontais) de uma obra (um dos livros da minha vida) do escritor português José Saramago (1922-2010).
HORIZONTAIS: 1 – Bornal [Brasil, regionalismo]; Demora. 2 – Grandeza. 3 – Área Protegida [sigla]; Muda; Aquelas. 4 – Catedrais; Somai; Tempo que a Terra gasta para dar uma volta em torno do Sol [Astronomia]. 5 – Contracção de De+a; Oferta; Acento. 6 – Sinal; Destruição. 7 – Tumulto [figurado]; Celebra. 8 – Região de Turismo do Algarve [sigla]; Rasga; Sufixo nominal, de origem grega, que exprime a ideia de caminho. 9 – Preposição que designa origem; Abençoado; Sopro. 10 – Abrótea. 11 – Soberanos; Desordem [Brasil, coloquial].
VERTICAIS: 1 – Seguras; Espicaçar [figurado]. 2 – Pinoca. 3 – Sua Alteza [sigla]; Lentigem; Troça.
4 – Pão [Moçambique]; Entre nós; Repetição. 5 – Discreta; Agência Europeia da Cooperação [sigla].
6 – Falado; Robusto. 7 – Unem: Funesto [figurado]. 8 – Amarra; Aqueles; Composição poética lírica de assunto elevado, própria para ser cantada [Literatura]. 9 – Luto; Abalo; Interjeição que exprime espanto [Brasil]. 10 – Explicada. 11 – Alcance; Pequena ânfora de barro.
Dicionário adoptado: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa-aao
Produções AlegriaBreve http://alegriabreve47.blogspot.pt/
O problema não segue, ainda, o novo Acordo Ortográfico
Aceito respostas até dia 25 de Janeiro, inclusive, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.
Vemo-nos por aqui?
