A minha Lista de blogues

sábado, 10 de maio de 2014

Palavras cruzadas com História

«O caso ia passando de mão em mão, mais impenetrável à medida que o director e os estagiários deglutiam, de mau modo, a sua perplexidade; até que eu, que viera das serras e planícies gentias com o meu embaraço de médico de cataplasmas de linhaça, balbuciei uma hipótese, confessada quase ao ouvido do parceiro que me parecia um pouco menos convencido de si próprio:

— Eu diria que talvez fosse (…).

— (…) ?! — arrepiou-se o colega. E mil olhos ofendidos me vararam.

Mas era (…). E, pela primeira vez, levaram--me, melhor dizendo, escoltaram-me até ao bar do hospital, onde se dignaram oferecer-me uma xícara de café. Uma honra — e eu bem o sabia.»

Fernando Namora, in “Retalhos da Vida de Um Médico”

Falta uma palavra no texto, o nome da doença que o escritor e médico conhecia bem do tempo que esteve no interior do país. Querem saber? Pois, é simples. Basta resolver este problema de Palavras Cruzadas e, depois, descobrir, na diagonal, a palavra em causa (10 letras).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Assorear; Solitários. 2 – Festa anual dos cristãos para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ilíaco. 3 – Artigo definido o [arcaico]; Organizou-se; Rubídio [símbolo]. 4 – Adorno; Troveja. 5 – Suplicar; Marca. 6 – Grito de alegria; Andar. 7 – Descerra; Idade. 8 Efficient Consumer Response [sigla]; Suavemente. 9Sociedade Anónima [sigla]; Bebedeira [coloquial]; Entrega. 10 – Julgar; Amaciar. 11 – Continuávamos; Agarrara. 

VERTICAIS: 1 – Convocação; Apeei. 2 – Consumira [figurado]; Presença. 3 – Existes; Zombar; Preposição que designa lugar. 4 – Agente; Vantagem. 5 – Desgastar; Tece. 6 – Actínio [símbolo]; Rádio [símbolo]. 7 – Ressonâncias; Salta. 8 – Gracejou; Gemeis. 9 – Mililitro [símbolo]; Petiscada [regionalismo]; Nota musical. 10 – Fortuna [figurado]; Vigiar. 11 – Régulos; Glorificara.

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até dia 18, no chat do FB ou no meu endereço electrónico: boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário