A minha Lista de blogues

domingo, 1 de novembro de 2015

Palavras Cruzadas com história-Sá de Miranda

Sá de Miranda (1481-1558) foi um poeta português, considerado o introdutor do soneto na nossa língua.

Nasceu em Coimbra, doutorou-se em Direito na Universidade de Lisboa e frequentou a Corte até 1521, data em que partiu para Itália. Regressou a Portugal em 1526, depois de um convívio com escritores e artistas italianos que o influenciaram. 

Fruto dessa viagem, trouxe para Portugal uma nova estética, introduzindo o soneto, a canção, a sextina, as composições em tercetos e em oitavas e os versos de dez sílabas. Além de composições poéticas várias, escreveu a tragédia Cleópatra, as comédias Estrangeiros e Vilhalpandos, e algumas Cartas em verso, sendo uma delas dirigida ao rei D. João III, de quem era amigo. 

Faleceu em Amares, no Minho, na quinta para onde se retirara por não se ter adaptado à vida da corte.

A sua linguagem é comummente considerada de sóbria, densa, difícil de entender e, por vezes, demasiado dura. Mesmo assim, Sá de Miranda é o escritor do século XVI mais lido depois de Camões. 

Antecipa temáticas como a dos conflitos do eu, de maneira um pouco semelhante ao que veio a fazer, muitos anos mais tarde, Fernando Pessoa, como nos versos: Comigo me desavim,/Sou posto em todo perigo;/Não posso viver comigo/Nem posso fugir de mim.

Numa homenagem breve ao escritor português Sá de Miranda, o desafio deste mês é, então, resolver este passatempo de Palavras-Cruzadas e, no final, descobrir o título de um dos seus poemas (cinco palavras na horizontal).
  

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Como; Divisa; Ruim. 2 – Grita; Poeta [fig.]. 3 – Magistrado romano encarregado da inspecção e manutenção dos edifícios públicos; Pompa. 4 – Duras; Criarei. 5 – Período; Gestos. 6 – Grito. 7 – Sempre que; Sufixo nominal, de origem latina, que exprime a ideia de conjunto. 8 – Trapaça; Roubem. 9 – Espécie de macaco asiático, muito utilizado em investigações científicas; A totalidade de pessoas. 10 – Zombaria; Sulcar. 11 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ovo; Brilha; Remoinho de água [regionalismo].

VERTICAIS: 1 – Vontade; Coragem. 2 – Tecer; Desejo. 3 – Levante; Melhor aluno de uma turma [gíria académica]. 4 – Fila; Boato falso. 5 – Pessoa maçadora [coloq.]; Circular. 6 – Vazio; Comité de Ajuda ao Desenvolvimento [sigla]; Radiano [símbolo]. 7 – Interjeição usada para interromper; Mau cheiro. 8 – Erro; Liga. 9 – Enlouqueço; Elegância. 10 – Sem vigor; Pequena porção de líquido [fig.]. 11 – Navegai [fig.]; Cativa.

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Novembro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.

Vemo-nos por aqui, até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário