A minha Lista de blogues

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Devaneios cruzadísticos-Alberto Caeiro

"Sou um guardador de rebanhos" é o primeiro verso do poema IX, de "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa, pedido com a resolução do passatempo do mês de Outubro.

Mas leia-se, na integra, este poema do mestre Caeiro:

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.

E a solução completa do problema é a seguinte:


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
A
R
F
A
G
E
M

S
O
U
2
P
E
R
M
I
T
I
S

M
B
3
U
M

A
M

S
E
R
I
E
4
P
I
A
R

T
E
R

T
R
5
O

T
R
A
I
R

C
I
O
6

G
U
A
R
D
A
D
O
R

7
I
R
A

R
A
R
O
S

F
8
R
A

A
I
S

M
E
T
A
9
A
N
U
E
M

M
I

E
L
10
D
E

R
E
B
A
N
H
O
S
11
O
L
A

M
A
R
E
I
R
O

Respostas de: Aleme; António Amaro; Antoques; Arjacasa; Bábita; Baby; Caba; Corsário; Dupla Algravia (Anjerod e Mister Miguel); El-Nunes; Elvira Silva; Filomena Alves; Fumega; Gilda Marques; Homotaganus; Horácio; Jani; João Carlos Rodrigues; Joaquim Pombo; José Bento; José Bernardo; Lurdes Polido; Mafirevi; Magno; Manuel Amaro, Manuel Carrancha; Manuel Ramos;  Olidino; Osair Kiesling; Ricardo Campos; Rui Gazela; Russo; Salete Saraiva e Virgílio Atalaya.

Grato a todos. Até breve! 

Sem comentários:

Enviar um comentário