A minha Lista de blogues

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Devaneios cruzadísticos │ Ruy Belo

O poeta Ruy Belo morreu no dia 8 de Agosto de 1978 (dentro de poucos dias passam 39 anos sobre a sua morte) na sua casa em Monte Abraão, Sintra. Morreu cedo o poeta que amava as árvores principalmente as que dão pássaros (Os pássaros nascem na ponta das árvores / As árvores que eu vejo em vez de fruto dão pássaros /...).

Apesar do curto período de actividade literária, Ruy Belo tornou-se um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, tendo as suas obras sido reeditadas diversas vezes.

Desempenhou o cargo de leitor de Português em Madrid desde 1971 até 1977. Regressado, então, a Portugal, foi-lhe recusado pelo regime democrático a possibilidade de lecionar na Faculdade de Letras de Lisboa.

Um dia, estando com a família na Praia da Consolação (perto de Torres Vedras) leu no jornal um anúncio de uma vaga de Assistente na Faculdade. 

Veio sozinho a Lisboa, para a sua casa em Monte Abraão, a fim de preparar a apresentação da sua candidatura, mas já não voltou. Foi em Agosto de 1978…

Convido os meus amigos, desta vez, a solucionar este passatempo de palavras-cruzadas e, no final, encontrar o primeiro verso (3 palavras, nas horizontais) dum poema deste poeta português,  Ruy Belo (1933 – 1978).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Inspirar dó a. 2 – Pessoas; Energia [figurado]. 3 – Fúteis [figurado]; Corte. 4 – Forma do pronome pessoal a, quando precedido de forma verbal terminada em som nasal [plural]; Anseias [figurado]. 5 – Pronome pessoal que designa a segunda pessoa do singular e que indica a quem se fala ou escreve; Assentas; Ástato [símbolo quimico]. 6 – Sovas. 7 – Estorvo; Cinturão em que se pode prender a espada; Prefixo que exprime a ideia de privação. 8 – Relativo a nariz; Reze. 9 – Neste ponto; Apoio [figurado]. 10 – A massa popular [figurado]; Tímida [figurado]. 11 – Cilada [figurado].

VERTICAIS: 1 – Agradar. 2 – Dinheiro [popular]; Como. 3 – Suplicas; Descalças. 4 – Defeito; Vesti. 5 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de igual; Doença, com acessos irregulares, caracterizada por dificuldade de respirar, tosse seca e uma sensação de aperto no peito [plural]; Porque [arcaico]. 6 – Idiota [coloquial]. 7 – Preposição que exprime matéria; Cómodo; Atmosfera. 8 – Combinam [figurado]; Una. 9 – Actuais; Que tem o feitio de ovo. 10 – Chefe político, no Oriente; Lavra. 11 – Guarda.

Clique  Aqui  para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 20 de Agosto, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário