A minha Lista de blogues

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Devaneios cruzadísticos │José Gomes Ferreira

[…] João Sem Medo habita numa aldeia, cujos habitantes vivem presos à tradição de que tanto se orgulham: chorar de manhã à noite. Um dia, porém, o nosso herói decide saltar o Muro que protege a aldeia, dando assim início a uma viagem surpreendente […] 

Falo do romance "Aventuras de João Sem Medo", de José Gomes Ferreira, publicado em 1963, obra que teve a sua génese em 26 episódios que o autor, cerca de 30 anos antes, havia publicado, em folhetins semanais, em "O Senhor Doutor", sob o pseudónimo de "Avô do Cachimbo".

Estamos perante uma história fantástica que recorre ao imaginário mágico, por vezes de inspiração surrealista. Uma obra intemporal que continua a interessar a todos.

É o próprio autor que confessa na NOTA FINAL que escreveu em 1973, por altura da publicação da 2ª Edição:

[…] Decidi inventar um herói de sabor popular que desafiasse as forças enigmáticas da Floresta Branca (branca, cor convencional da infância), desmitificasse os gigantes, os Príncipes, as Princesas, as Fadas, etc.., me permitisse criar novos mitos, tornar mágicos os objectos vulgares da vida diária, e dar contorno às minhas verdades mais profundas numa linguagem de acção poética que a muitos, até a mim mesmo, só me parecia possível, quando dirigida a crianças imaginárias (que todos trazemos escondidas na nossa soberba gravidade de adultos) […].

Poeta e ficcionista, José Gomes Ferreira nasceu no Porto, em 1900, tendo vindo para Lisboa aos 4 anos. Licenciou-se em Direito em 1924, trabalhando depois como cônsul na Noruega entre 1926 e 1929.

Após o regresso a Lisboa, dedicou-se ao jornalismo e à tradução de filmes. Foi colaborador de vários jornais e revistas, tais como "Presença",  "Seara Nova" e "Gazeta Musical e de Todas as Artes".

Esteve ligado ao grupo do Novo Cancioneiro, estando sempre muito próximo dos seus companheiros neo-realistas. Lutador antifascista, começou em 1931 a sua longa carrcira de «poeta militante», militante da poesia total, «misto de cavaleiro andante, profeta, jogral, vate, bardo, jornalista, comentador à guitarra de grandes e horríveis crimes», como ele próprio se qualificou.

Faleceu em Lisboa no ano de 1985, deixando vasta obra literária, que teve o seu justo reconhecimento em muitos prémios e homenagens.

Este mês, convido os meus amigos a resolver este problema de Palavras Cruzadas e, no final, encontrar o nome (4 palavras nas horizontais) da terra natal da personagem principal d´"Aventuras de João Sem Medo", uma das principais obras do escritor José Gomes Ferreira.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Unta; Lastima. 2 – Chefe [figurado]; Ter. 3 – Descalço; Matas; Cádmio [símbolo químico]. 4 – Orla; Dificuldade; Como. 5 – Próximo; Fases. 6 – Esmigalho. 7 – Despacho; Estreitas. 8 – Raso; Porcelana antiga de cor amarela e de origem chinesa; Ice. 9 – Circular; Igual; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de igual. 10 – Máquina transportadora de caixa basculante; Aprendes. 11 – Queimas; Penteia.

VERTICAIS: 1 – Comum; Seca. 2 – Curto; Reais. 3 – Rádio [símbolo químico]; Vivos; Ministério da Saúde [sigla]. 4 – Riso; Sufixo nominal que ocorre em adjectivos derivados de substantivos e exprime a ideia de qualidade; Pão [Moçambique]. 5 – Erguem; Alas. 6 – Conversas. 7 – Censuras [coloquial]; Suga. 8 – Julgas; Mentira [popular]; Suavidade [figurado]. 9 - Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ovelha; Prestação; Prefixo de origem latina que exprime a ideia de dois. 10 – Hesita; Combines. 11 – Brilhas; Interjeição que exprime com licença [Angola].


Clique   Aqui   para abrir e imprimir o PDF.



Aceito respostas até dia 20 de Junho, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.

Até breve! Para alguns dos meus amigos, até Domingo, em Évora!

Sem comentários:

Enviar um comentário