A minha Lista de blogues

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Devaneios cruzadísticos │um poeta português do século XVI

O AlegriaBreve, este mês, convida os seus amigos a resolver este problema de palavras cruzadas e encontrar, no final, o nome (3 palavras nas horizontais) da localidade portuguesa que foi berço de um poeta do século XVI.

O poeta, que aqui evocamos, nasceu a 3 de Maio de 1540. Era o décimo filho de uma linhagem constituída por 11 irmãos, sendo que um deles foi, também, poeta de renome.

Viveu, desde tenra idade, junto dos meios cortesãos e da alta nobreza nacional. Talhado para o mundo, não foi essa contudo a vocação do nosso poeta. Abraçou a rigorosa reforma da ordem fundada por São Francisco de Assis, propagada em Portugal por São Pedro de Alcântara, um dos primeiros eremitas do convento de Nossa Senhora da Arrábida, sito na serra do mesmo nome, no território de Azeitão.

Ao ingressar na vida religiosa, o nosso poeta mudou o nome que lhe foi dado na pia baptismal e, assim, com o nome que escolheu, veio a ser conhecido até aos nossos dias.

A sua morte ocorreu no dia 14 de Março de 1619, em Setúbal, na Anunciada, junto da igreja paroquial com o mesmo nome, tendo gerado manifestações de fé de grande intensidade da parte do povo que o tinha como santo.

No ano em curso, passam quatrocentos anos sobre a morte do poeta (1619), pelo que se nos afigura ser inteiramente justo que ele seja aqui lembrado, bem merece ser mais conhecido.  

Quem é este poeta? Em que terra portuguesa ele nasceu? O nome da localidade está inscrita no problema que vos convido, amigos, a resolver. O nome do poeta terão mesmo que procurar conhecer.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: – Abala; Lutem pela vida [regionalismo]. 2 – Comunicação [figurado]; Enfade. – Manda; Pertenceis. 4 – Realçara; Que é importante. 5 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de igual; Seguras. – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de boca7 – Unidade monetária do Paraguai; De+[contracção]. – Antiga embarcação de um ou dois mastros; Cimentação de grãos de areia aglutinados pelo óxido de ferro. – Causar; Arremesses. 10 – Livres; Endivida. 11 – Feliz; Patroas.

VERTICAIS: – Falta de apetite para líquidos; Derrota. 2 – Tocas; Alegre [regionalismo]. 3 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de vaga; Planta arbustiva, ramosa, da família das Sapindáceas, nativa do Brasil… – Repete; Mordazes [figurado]. – Cativa; Pronome pessoal que designa a terceira pessoa do singular e indica a pessoa a quem se fala. Para+a [contracção]. 7 – Uno; Indivíduo que lava e engoma a roupa [Moçambique]. – Roçar; Reabilita. 9 – Bagatelas; Continuarem. 10 – Próximos; Magoara. 11 – Banca; Secas.

A sortear: Prémio Porto Editora

Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Novembro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 


Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário