A minha Lista de blogues

domingo, 1 de março de 2020

Devaneios cruzadísticos │João Cabral de Melo Neto

O AlegriaBreve dedica o passatempo do mês ao poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, assinalando o 1º aniversário do seu nascimento. O poeta, que hoje evocamos, nasceu na cidade do Recife em 9 de Janeiro de 1920 e morreu no Rio de Janeiro no dia 9 de Outubro de 1999.

João Cabral de Melo Neto é considerado o construtor de uma nova poesia de linguagem sóbria e depurada, em ruptura com os lirismos românticos que marcaram a literatura no Brasil no início do século XX. Muito embora tenha participado no movimento do modernismo denominado “Geração de 45”, disse, numa entrevista, que foi um autor marginal, afastado de correntes e tradições literárias, dando, como exemplo, o poeta português Cesário Verde.

Tal como o poeta português, João Cabral de Melo Neto é um observador do quotidiano, que descreve o que vê, eliminando sentimentalismos e reduzindo os versos à sua estrutura essencial, “uma coisa que componho como um arquitecto constrói uma casa, como um carpinteiro compõe uma mesa», acrescentou ele nessa entrevista.

"Morte e Vida Severina" foi um livro modernista escrito entre 1954 e 1955 e é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Os versos focalizam a vida de Severino, um migrante (retirante), com todos os sofrimentos e dificuldades enfrentados no quotidiano do sertão nordestino. Trata-se de um poema trágico dividido em 18 partes com forte cunho social. O poema chegou ao conhecimento do público (a mim, pelo menos) através da voz de Chico Buarque. Aqui, um excerto do poema com o título Funeral de um lavrador. Vale a pena ouvir e recordar.

Além de poeta, foi diplomata de carreira, tendo exercido funções consulares em Assunção, Barcelona e Dakar. Foi ele o primeiro brasileiro a receber, em 1990, o Prémio Camões.

Convido os meus amigos a solucionar o problema e encontrar, no final, o título de uma obra (3 palavras nas horizontais) deste poeta brasileiro - João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999).
  

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Celebriza; Rebo. 2 – Busca; Pares. 3 – Fala; Lista; Singulares. 4 – Luto; Bendito; Como. 5 – Talhão; Bonito. 6 – Esgoto; Calça. 7 – Carta; Impulso. 8De+o [contracção]; Validas; Massa. 9 – Incha; Soberano; Remate. 10 – Arreganhos [regionalismo]; Repouso. 11 – Zonas; Pintas.

VERTICAIS: 1 – Ajuda; Honra. 2 – Rumos [figurado]; Impugnar. 3 – Amarra; Usa; Instante. 4 – Dura; Salientas; Convinha. 5 – Responsável; Obras. 6 – Pega; Levantes. 7 – Troça; Grito de alegria. 8 – Prefixo que exprime a ideia de separação; Sibilas; Único. 9 – Pagas; Suavidade [figurado]; Andar. 10 – Abundância [figurado, plural]; Adelgaça. 11 – Torres; Bocas [Moçambique].


A sortear: Prémio (livro) Porto Editora

Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Março, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário