A minha Lista de blogues

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Devaneios cruzadísticos │Rafael (pintor renascentista)

Em 2020 comemoram-se os 500 anos da morte de Rafael Sanzio (1483-1520), um dos mais importantes artistas do período renascentista. Ficou conhecido apenas pelo primeiro nome e era chamado também de “príncipe dos pintores”.

Ao lado de Michelangelo e Leonardo Da Vinci, Rafael compõe a célebre tríade dos mais proeminentes artistas do Renascimento italiano, período que ocorreu entre os séculos XIV e XVI e foi marcado por diversas transformações políticas, econômicas e culturais em toda a Europa.

Rafaello Sanzio (também chamado de Rafael Sanzio de Urbino, Raffaello de Urbino ou Raffaello Santi), veio ao mundo em 6 de abril de 1483, na cidade de Urbino, na Itália. A cidade de seu nascimento foi um dos importantes centros culturais da época.

Filho do artista Giovanni Santi (1435-1494), que foi pintor da Corte de Urbino, Rafael começou sua carreira artística muito cedo. O pai foi o seu maior incentivador, fazendo-o despertar o interesse pelo campo das artes.

Diante de seu brilhantismo e genialidade, já na adolescência foi considerado Mestre. Chegou a viver na cidade italiana de Siena, sendo muito influente durante o período.

Passou uma fase de sua vida residindo em Florença, considerada a cidade berço do renascimento. Lá, foi Mestre de Pintura e Arquitectura na Escola de Artes da cidade. Foi quando recebeu grande influência de outros mestres da pintura renascentista: Michelangelo e Leonardo da Vinci.

Rafael foi uma personalidade influente da época, admirado pela aristocracia e pela Corte. Em dado momento mudou-se para Roma, convidado pelo papa Júlio II. Nesse local, permaneceu até sua morte.

Na cidade do Vaticano, realizou uma série de trabalhos para a Igreja e, mesmo com a morte do papa, continuou a trabalhar para seu sucessor, o papa Leão X.

Além disso, foi escolhido para ser arquitecto da nova Basílica de São Pedro em Roma e, mediante seus estudos sobre preservação, realizou um mapa arqueológico da cidade.

Veio a falecer em 6 de abril de 1520, na capital italiana, Roma. Curiosamente, a data coincidiu com o dia em que completaria 37 anos. Mediante sua vontade, ele foi enterrado no panteão de Roma.

Fonte: Wiikipédia

Convido os meus amigos a solucionar este problema e encontrar, no final, o título de um quadro (3 palavras nas horizontais) do pintor Rafael Sanzio (1483 – 1520).
   

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Caricia; Para que lugar. 2 – Enlace [figurado]. 3 – Qualidade; De+a [contracção]. 4 – Útil; Sufixo nominal que exprime a ideia de inflamação; Ódio. 5 – Vales; Gentil. 6 – Peneiras; Perca a razão. 7 – Alimentais [figurado]; Agora. 8 – Buraco cavado pela água nos penedos de rios; Estafe; Porcelana antiga de cor amarela e de origem chinesa. 9 – Coisa sem valor [figurado]; Casta. 10 – Trabalhadora. 11 – Bruna; Torres.
VERTICAIS: 1 – Remate; Plagia. 2 - Incapaz; Beijo. 3 – Chamariz; Mas; Sim. 4 – Erro; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de largo; Passes. 5 – Preferi; Exemplo. 6 – Fica; Bebida que os peruanos preparam com milho. 7 – Desejo; Azeda. 8 – Sufixo nominal, de origem obscura, de sentido diminutivo, por vezes depreciativo; A massa popular [figurado]; Vede. 9 – Embaraço; Pertencer; Estimas. 10 – Cobiça; Bata. 11 – Solta; Juntas.

Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Abril, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário