A minha Lista de blogues

domingo, 1 de maio de 2022

Devaneios cruzadísticos │ Os Lusíadas

Durante o ano de 2022 celebram-se, ao longo ano e em diversos locais, eventos celebrativos da publicação, há 450 anos, de "Os Lusíadas", de Luís de Camões, o genial poeta. O AlegriaBreve assinala a data, dedicando-lhe, com orgulho, o passatempo de Palavras Cruzadas do mês de Maio.

Oh! Que famintos beijos na floresta, / E que mimoso choro que soava! / Que afagos tão suaves, que ira honesta, / Que em risinhos alegres se tornava. /…” Canto IX, est. 83.

Em 1572, sexo era, no entanto, uma palavra interdita. O Santo Ofício da Inquisição reinava em absoluto sobre as matérias da carne e do espírito. A luxúria conduzia à tortura e à fogueira. Qual terá sido a reacção do Santo Ofício aos versos de Camões? 

Frei Bartolomeu Ferreira, censor da Inquisição, escreveu: « […] Vi por mandado da Santa e Geral Inquisição estes dez Cantos dos Lusíadas de Luís de Camões, dos valerosos feitos em armas que os Portugueses fizeram em Ásia e Europa, e não achei neles cousa algũa escandalosa, nem contraria à fé e aos bons costumes […] »

Como foi possível? 450 anos depois, o enigma persiste. A 1ª Ed. d´Os Lusíadas foi uma espécie de milagre. O que permitiu a Camões obter da Inquisição um parecer elogioso para blasfémias tão provocadoras?

São conhecidas várias teorias que explicam o "milagre". Curiosa é uma "teoria" recente, plasmada numa obra de José Saramago, com o título "Que farei com este livro", escrita em 1980, na qual o escritor apresenta, obviamente de forma ficcional, a sua explicação para autorização da publicação de "Os Lusíadas" pelo Santo Ofício. Li com muito interesse e deixo a sugestão da sua leitura.

Assim, neste mês, convido os meus amigos a solucionar este passatempo de palavras-cruzadas e, a final, encontrar 2 palavras (nas horizontais) do primeiro verso de uma das 18 estrofes que o poeta português Luís de Camões (1524 – 1580) dedica a Inês de Castro, em “Os Lusíadas”, Canto III.


HORIZONTAIS: 1 – Pessoa estranha [figurado] (plural); Pulas. 2 – Macio; Sentimental. 3 – Permanecias; Amor [popular]. 4 – Grande quantidade [figurado]; Risco imprevisível [Direito]; Único. 5 – Larga; Simples. 6 – Falhe; Bela. 7 – Acordo de Empresas [sigla]; Ocupar. 8 –Mais [antiquado]; Gritara [popular]; Sopro. 9 – Entusiasmo [figurado]; Toma juízo [regionalismo] (Minho). 10 – Assinala; Pronunciado. 11 – Brindes [figurado]; Campo.

VERTICAIS: 1 – Longe; Penhas. 2 – Mirada; Maçador [figurado]. 3 – Dita; Valho. 4 – Convém; Artigo; Símbolo de neodímio. 5 – Poeta; Embarcação de recreio, de motor ou de velas. 6 – Muda; Atiras [Brasil, coloquial]. 7 – Declínio gradual e lento da febre [Medicina]; Toca. 8 – Andar; Estimulante. 9 – Consentimento; Junta; Indigna. 10 – Simpatias [figurado]; Desgraças [figurado]. 11 – Que tem a ponta da cauda cortada [Beiras, Trás-os-Montes]; Desgosto.

Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.



Aceito respostas até dia 25 de Maio, inclusive, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário