A minha Lista de blogues

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Devaneios cruzadísticos │ Nuno Júdice

Estando a decorrer, no ano em curso, comemorações dos 50 anos de Poesia de Nuno Júdice – um dos grandes poetas contemporâneos - é uma boa razão para o AlegriaBreve revisitar a sua vida e obra.

Poeta, ensaísta e ficcionista, Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Portimão, Algarve, em 1949. Foi, até 2015, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Júdice desempenhou o cargo de director da revista literária Tabacaria (1996-2009), foi comissário para a área da Literatura da representação portuguesa na 49.ª Feira do Livro de Frankfurt.

Desempenhou, ainda,  funções como conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França (1997-2004) e director do Instituto Camões em Paris. Organizou a Semana Europeia da Poesia, no âmbito da Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura.

Atualmente, dirige a Revista Colóquio-Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Literariamente, estreou-se em 1972, há 50 anos, portanto,  com o livro de poesia "A Noção de Poema".

Ao longo da carreira literária, Nuno Júdice tem sido distinguido com diversos prémios, entre os quais o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, em 2013, o Prémio Pen Clube, o Prémio D. Dinis da Casa de Mateus.

Assim, neste mês, convido os meus amigos a solucionar este passatempo de palavras-cruzadas e encontrar, a final, o título (4 palavras nas horizontais) de uma obra do poeta português Nuno Júdice (1949).


HORIZONTAIS: 1 – Silencio [figurado]; Pastagem comum [antiquado, plural]. 2 – Grande quantidade [gíria, plural]. 3 – Engatar; Mina. 4 – Preposição que designa lugar; Simples; Ocorrer. 5 – Avenida [abreviatura]; Inteiros; Símbolo de rádio. 6 – Aprovação; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de maçã. 7 – Acontecer; Dinheiro [figurado]; Aqueles. 8 – Suavidade [figurado]; Mana; Composição poética lírica de assunto elevado, própria para ser cantada [Literatura] 9 – Desgastar; Sacrifício [figurado]. 10 – Eras. 11 – Diz-se de órgão vegetal com as bordas desiguais [Botânica, feminino]; Salvo.

VERTICAIS: 1 – Esconde; Força. 2 – Ralé. 3 – Voo; Sincero. 4 – Abismo; Segura; Raso. 5 – Orçamento Rectificativo [sigla]; Famas; Para aqui. 6 – Preposição que exprime junto de; Que é proibido em função do seu carácter impuro [Religião]. 7 – Prefixo que exprime a ideia de movimento; Reuni; Descobri. 8 – Ofertas; Graça [figurado]; Resplendor [figurado]. 9 – Gastas; Empreenda. 10 – Idade. 11 – Tangera; Trabalho de noite.

Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Agosto, inclusive, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário