A minha Lista de blogues

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Devaneios cruzadísticos │ António Gedeão

Neste mês, o AlegriaBreve evoca o poeta António Gedeão que gostava muito de decifrar palavras-cruzadas. Quem o diz é a filha, a escritora Cristina Carvalho:

«Rómulo Vasco da Gama Carvalho gostava muito de fazer palavras cruzadas, daquelas sem quadradinhos pretos e também das outras.

Gostava também de hieróglifos comprimidos. Deve ter sido das primeiras coisas que me ensinou. A fazer palavras cruzadas.

Tinha sempre na carteira de bolso um ou dois recortes do jornal Diário de Notícias ou do Diário de Lisboa com as tais palavras cruzadas. Toda a vida vi-o a fazer isto. Era quase como um comprimido para o cérebro. Dizia ele que era um óptimo exercício cerebral!»

Cristina Carvalho, in “Rómulo de Carvalho/António Gedeão - Príncipe Perfeito”,


António Gedeão, poeta, autor dramático, cientista e historiador, nasceu a 24 de Novembro de 1906, na cidade de Lisboa, e aí morreu a 19 de Fevereiro de 1997, na sequência de uma operação cirúrgica delicada.

Personalidade multifacetada e homem de apurada cultura, licenciou-se em Ciências Físico-Químicas, na Universidade do Porto, e foi professor liceal para além de cientista, divulgador científico e investigador da História das Ciências.

Com o seu nome próprio, Rómulo de Carvalho é autor de numerosos volumes de divulgação da cultura científica, publicados, nos anos 50 e 60, na coleção "Ciência para gente nova", da Atlântida nos anos 70, nos "Cadernos de iniciação científica", da Sá da Costa, a que seguiriam nas décadas posteriores vários manuais escolares. No domínio da história da ciência em Portugal, são marcantes estudos como "História dos Balões" e A "Astronomia em Portugal no Século XVIII". Elaborou também a obra "História da Educação em Portugal".

Já com cinquenta anos de idade, começou a publicar literatura, sob o pseudónimo de António Gedeão. É contemporâneo da geração de "Presença", mas só se revelou na segunda metade do século, sendo saudado, no momento da sua revelação, por David Mourão-Ferreira como uma voz "inteiramente nova" no panorama poético dos anos 50. 

Os poemas alcançaram grande popularidade, pela linguagem simples mas emotiva e carregada de uma inteligente sensibilidade, sempre atenta aos valores humanistas. É uma poesia que funde meios de expressão tradicionais com uma visão moderna do mundo, abordando a temática do sentimento da solidariedade, da denúncia do sofrimento e da própria solidão humana. 

Vários dos seus poemas foram também divulgados através da música como, por exemplo, "Calçada de Carriche" e a canção "Pedra Filosofal", composta e cantada por Manuel Freire, que teve um sucesso invulgar.

Por ocasião do seu nonagésimo aniversário, em 1996, Rómulo de Carvalho foi alvo de homenagens em vários pontos do país. Por decisão ministerial, a data do seu aniversário, 24 de Novembro, passou a ser assinalada como o Dia da Cultura Científica.

Convido os meus amigos a solucionar este passatempo de palavras-cruzadas e encontrar, a final, o título (3 palavras nas horizontais) de um poema do poeta português António Gedeão (1906-1997).


HORIZONTAIS: 1 – Estreita; Um poucochinho [figurado]. 2 – Concluís; Pousio. 3 – Agastada; Protesto. 4 – Completo; Grito. 5 – Tolo [Brasil, coloquial]; Sufixo nominal de origem latina, que ocorre em substantivos femininos que designam cargo. 6 – Preposição que designa origem; Azar; Mais [antiquado]. 7 – Prefixo que exprime a ideia de fora; Antiga flauta de pastor [poético]. 8 – Sombria; Falha. 9 – Gemido; Pasmei. 10 – Soei; Vela que enverga na carangueja do mastro [náutica]. 11 – Laçadas; Queixas.

VERTICAIS: 1 – Modo; Falda. 2 – Saco; Pagas. 3 – Lavoura; Louco. 4 – Honra; Vereador. 5 – Escória; Respeito. 6 – Pessoa notável na sua especialidade [figurado]; Selvagem; Oferta. 7 – Constituição; Administração Regional de Saúde [sigla]. 8 – Amofina; Agrava. 9 – Quadra; Limpa. 10 – Afável; Recordei. 11 – Iço; Enfeites.

Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Novembro, inclusive, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário