A minha Lista de blogues

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Christos TH. Bokoros


Uma mão amiga deu-me a conhecer o livro “Pintar e Habitar Poeticamente”, de Christos TH. Bokoros, pintor e escritor de nacionalidade grega. Nasceu em 1956, em Agrinio. Estudou Direito na Universidade de Trácia e Pintura na Escola de Belas Artes de Atenas. Vive e trabalha em Castela, no Pireu. 

Nos últimos tempos, ouvimos, demasiadas vezes, dizer que “Portugal não é a Grécia”. Como se os gregos tivessem lepra. E, afinal, parece que somos tão parecidos. Por pouco, até, não nos revoltámos no mesmo dia (25 de Abril de 1974 e 24 de Julho de 1974)! 

No prefácio de Rosa Salvado Mesquita pode ler-se: […] Christos TH. Bokoros renova a pintura na Filosofia… A sua pintura é essencialmente a visualização da Filosofia, do pensamento humano…A noite do mundo era um olival, cada caroço caído será uma chama…vimos das trevas, vivemos na luz […].

A pintura de Christos TH. Bokoros, cujo pai recitava Homero de cor!, é o caminho da luz: a oliveira, a azeitona e a luz. Achei delicioso este pequeno trecho de “histórias de infância”:

[…] É neste espírito que estão gravadas as imagens que reconheço como da infância. A partir dos 18 anos, quando deixei o Agrínio, tudo isto se afasta na distância como um conto do passado. O verde florido dos campos, as fieiras de tabaco debaixo das árvores, a água, os poços, o regato a casa de pedra na cidade, a varanda de ferro forjado, a rua, o quintal das traseiras. Roupa branca estendida, lavada, passada a ferro ao sábado. Todos juntos à mesa. Cozinhados e doces na cozinha. Pão fresco bem cheiroso e fumo de silvas a arder […].

Foi bom conhecer, ainda que ao de leve, este Christos TH. Bokoros. No fundo, a sua obra, casando poeticamente pintura e palavras, dá a conhecer aos leitores a sua experiência de vida em sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário