A minha Lista de blogues

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Palavras cruzadas com História - Mia Couto


"Terra Sonâmbula", do escritor Mia Couto, é um dos relatos mais surpreendentes acerca de conflitos armados. Uma narrativa que conta a história de homens e mulheres à deriva, durante a guerra civil de Moçambique. Um cenário de pesadelo por onde desfilam personagens de uma dimensão mágica e mítica, por caminhos onde só as hienas se arrastavam… 

Mia Couto, interrogado se “sofreu” ao escrever "Terra Sonâmbula", respondeu assim: «O que me custou escrever Terra Sonâmbula fez parte do próprio processo de catarse, de afastamento dos fantasmas que a violência da guerra instalara em mim. Precisava de percorrer esse caminho, fui essa personagem do livro que caminhava pela berma do mundo, onde se misturam as fronteiras do mar e da terra».

O desafio que aqui deixo é resolver este problema de Palavras Cruzadas e, no final, descobrir, na diagonal, o nome de dois personagens (um masculino e outro feminino) de que, poeticamente, Mia Couto nos fala neste belíssimo romance. “Terra Sonâmbula” é um livro imperdível!


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Levantam as abas; Método de combate e defesa pessoal, de origem japonesa, em que não se faz uso de arma, e que consiste sobretudo no emprego de golpes, rápidos e vigorosos, de mão e de pé, desferidos sobre pontos vitais do adversário. 2 – Medo; Espécie de sereia dos rios e dos lagos, na mitologia dos índios do Brasil [plural]. 3 – Graceja; Culpado; Partido Comunista [sigla]. 4 – Decoram; Mediano. 5 – Loteia; Ensejo. 6 – Observar. 7 Observatório das Actividades Culturais [sigla]; Interjeição que exprime irritação. 8 – Frequenta; Uma e outra. 9 – Ástato [símbolo químico]; Altar cristão; Aqui. 10 – Cada um dos tempos em que se divide um combate de boxe; Suportar. 11 – Equipara; Entusiasmo [figurado].

VERTICAIS: 1 – Negro; Fixara. 2 – (…), cidade onde nasceu o escritor moçambicano Mia Couto; Inventor. 3 – Amerício [símbolo químico]; Comissão de Coordenação Regional [sigla]; A unidade. 4 – Estado de espírito; Destino [popular]. 5 – Movia; Doutor [abreviatura]. 6 – Possuir. 7 – Nesse lugar; Decorara a(s) matéria(s) [gíria académica]. 8 – Indivíduo pertencente a uma casta nobre, na Índia; Estimara. 9 – Atmosfera; Conceder; Cloro [símbolo químico]. 10 – Tapete; Puxam por. 11 – Coou; Cura.

Para ver e imprimir, clique Aqui

Aceito respostas até ao dia 2 de Março, através do chat do Facebook ou no meu endereço electrónico: boavida.joaquim@gmail.com. No dia seguinte, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário