A minha Lista de blogues

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Palavras cruzadas com história-Manuel Ferreira

Manuel Ferreira é um escritor português que nasceu, em 1917, na freguesia de Gândara dos Olivais, Leiria, e morreu em 1992, em Oeiras. 

Durante o serviço militar, foi mobilizado como expedicionário para Cabo Verde, em 1941, tendo lá permanecido seis anos, até 1947. Aí, casou com a escritora cabo-verdiana Orlanda Amarílis.

Depois de Cabo Verde, viveu também na India Portuguesa (Goa) e em Angola, tendo visitado outros países africanos. 

Manuel Ferreira viria a tomar-se um profundo estudioso da cultura de expressão portuguesa das antigas colónias e era considerado, nos mais diversos círculos internacionais, uma autoridade mundial nessa matéria.

A obra ensaística e de ficção de Manuel Ferreira está profundamente marcada pelas experiências nas ex-colónias portuguesas onde o autor viveu. 

Recebeu o Prémio Fernão Mendes Pinto, em 1958, e o Prémio da Imprensa Cultural, em 1967.

O desafio deste mês é, pois, resolver este passatempo de Palavras Cruzadas e, no final, descobrir o nome de um romance do escritor Manuel Ferreira (três palavras na horizontal).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Brado; Ardor [figurado]. 2 – Momento oportuno; Rendeiro. 3 – Assustar; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ar. 4 – Imensidade [figurado]; Grita [figurado]; Progrediam. 5 – Ástato [símbolo]; Numera. 6 – Aversão [figurado]; Empreende. 7 – Agradável; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de afastamento. 8 – Interjeição que em Cabo Verde se usa como cumprimento de despedida; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de boca; Estima. 9 – Ar; Chorar. 10 – Cobra por subscrição; Nome da nona letra do alfabeto grego que corresponde ao i. 11 – Rezais; Rugidos.

VERTICAIS: 1 – Luz; Fecundo. 2 – Lobo pequeno; Ligar. 3 – Sulcar; Tecido de lã para forros. 4 – Doença; Procedi; Monarca. 5 – Abrigo; Ides. 6 – Indiferente; Anta [region.]. 7 – Crédito; Ausência de doença. 8 – Adivinhava; Ave pernalta da África; Gracejar. 9 – Descrentes; Aplicar. 10 – Delonga; Contrato. 11 – Cheiro; Espécie de sereia dos rios e dos lagos, na mitologia dos índios do Brasil [plural].

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até dia 20 de Julho, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores. 

Boas Férias! Divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário