A minha Lista de blogues

domingo, 1 de outubro de 2017

Devaneios cruzadísticos │Camilo Pessanha

Assinalam-se, este ano, 150 anos do nascimento do poeta português Camilo Pessanha. Nasceu no dia 7 de Setembro de 1867, em Coimbra, veio a falecer no dia 1 de Março de 1926, em Macau, onde, aliás, viveu metade da sua vida.

Seria imperdoável deixar passar o presente ano sem o lembrar aqui. E, todavia, um injusto silêncio tem rodeado a obra de Camilo Pessanha e isso talvez se possa explicar pela natureza da mesma obra. A sua poesia é considerada, por muitos, como impenetrável, resistente a interpretações biográficas. Em resumo, uma poesia que se contenta com ser, renunciando a revelar. 

Publicou poemas em várias revistas e jornais, mas o seu único livro, Clépsidra, foi publicado em 1920 pela iniciativa da sua amiga Ana de Castro Osório. Curiosamente, à "revelia" do poeta.

Apesar da pequena dimensão da sua obra e do pesado silêncio que sobre ela pesa, Camilo Pessanha é considerado o expoente máximo do simbolismo na língua portuguesa e, ainda, um percursor do modernismo. Teve forte influência nos poetas da geração do Orpheu, em particular sobre Fernando Pessoa, o qual, ao início, nutria por ele uma enorme admiração. Também o poeta Eugénio de Andrade não se cansou de dizer que a influência maior na sua poesia foi a de Camilo Pessanha.

Convido os meus amigos a solucionar este passatempo de palavras-cruzadas e, no final, a encontrar o início dum verso (6 palavras nas horizontais) dum poema deste poeta português, Camilo Pessanha (1867 – 1926 ).

(este problema respeita toda a acentuação)


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Ajuste; Adágio. 2 – De bronze; Amalucado [popular]. 3 – Abundância [figurado]; Derrama; Samário [símbolo químico]. 4Alcoólicos Anónimos [sigla]; Poeta e cantor ambulante entre os Gregos antigos; Recusa. 5 – Galga; Estro. 6 – Acho; Porcelana antiga de cor amarela e de origem chinesa. 7 – Canto; Agarra [figurado]. 8 – Fedor; Generosidade; Como. 9Parlamento Europeu [sigla]; Estas coisas; Anuência. 10 – Aparência [figurado]; Bruni. 11 – Fecundas; Apego.

VERTICAIS: 1 – Pessoa cruel [figurado]; Abrigo. 2 – Mondas cuidadosamente (a erva ou o capim); Levante. 3 – Atilho; Palerma [figurado]; Conselho de Estado [sigla]. 4 – O [arcaico]; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de diferente; Sufixo verbal de origem latina, que entra na formação de verbos, geralmente derivados de adjectivos, que exprimem uma acção correspondente ao sentido da palavra primitiva. 5 – Incluí; Vela de moinho. 6 – Veloz; Caras. 7 – Menino [popular]; Aparelho. 8 – Período; Lista; Pascal [símbolo]. 9 – Interjeição usada para fazer parar animais de carga; Vão; Modo [figurado]. 10 – Fortes; Amparo [figurado]. 11 – Antas; Governador de província ou chefe de tribo, entre os Árabes.

Clique  Aqui  para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 20 de Outubro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes.

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário