A minha Lista de blogues

sábado, 21 de outubro de 2017

Devaneios cruzadísticos │Camilo Pessanha

"Não sei se isto é amor" é o ínício dum verso do poeta português Camilo Pessanha, pedido com a resolução do passatempo referente ao mês de Outubro de 2017. Do poema:


Interrogação

Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se alguma dor me fere, em busca de um abrigo;
E apesar disso, crê! nunca pensei num lar
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.

Por ti nunca chorei nenhum ideal desfeito.
E nunca te escrevi nenhuns versos românticos.
Nem depois de acordar te procurei no leito
Como a esposa sensual do Cântico dos Cânticos.

Se é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o teu sorriso terno...
Mas sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra bem, como este sol de Inverno.

Passo contigo a tarde e sempre sem receio
Da luz crepuscular, que enerva, que provoca.
Eu não demoro o olhar na curva do teu seio
Nem me lembrei jamais de te beijar na boca.

Eu não sei se é amor. Será talvez começo...
Eu não sei que mudança a minha alma pressente...
Amor não sei se o é, mas sei que te estremeço,
Que adoecia talvez de te saber doente.

Camilo Pessanha│Clépsidra


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
F
A
L
E

A
N
E
X
I
M
2
E
R
I
L

L
I
R
Ó

A
3
R
I
O

M
A
N
A

S
M
4
A
A

A
E
D
O

N
Ã
O
5

S
A
L
T
A

M
U
S
A
6
C

S
E
I

A
A
L

S
7
H
I
N
O

A
R
P
O
A

8
A
C
A

A
L
M
A

S
E
9
P
E

I
S
T
O

S
I
M
10
É

C
A
P
A

P
O
L
I
11
U
B
E
R
A
S

A
M
O
R

Respostas de: Aleme; António Amaro; Antoques; Arjacasa; Bábita; Baby; Caba; Corsário; Dupla Algarvia (Anjerod e Mister Miguel); El-Nunes; Elvira Silva; Filomena Alves; Fumega; Gilda Marques; Homotaganus; Horácio; Jani; João Bentes; João Carlos Rodrigues; Joaquim Pombo; José Bento; José Bernardo; Lurdes Polido; Mafirevi; Magno; Magriço; Manuel Amaro, Manuel Carrancha; Manuel Ramos; My Lord; Olidino; Osair Kiesling; Paulo Freixinho, Raquel Atalaya; Ricardo Campos; Rui Gazela; Russo; Salete Saraiva, Somar e Virgílio Atalaya.

Até ao próximo!

Sem comentários:

Enviar um comentário