A minha Lista de blogues

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Eugénio e Pascoaes


"...Eu trazia a Vida Etéria, e, a propósito da Elegia do Amor, perguntei-lhe se ela correspondia a qualquer vivência directa. Pascoaes, com uma grande simplicidade e um sorriso infantil, respondeu-me:
—Não, Eugénio, «nada daquilo aconteceu, a não ser na minha imaginação...»
Lembrei-lhe uma frase de Keats. Durante o resto da tarde falou-me da sua Cartilha, a obra inedita que mais acarinhava.
Levei-o a casa e demos o último abraço. «Até breve e até sempre.»
Até sempre.
Agora Pascoaes está morto. Poderá algum de nós ressuscitá-lo?"

Eugénio de Andrade in IMAGEM DE [Teixeira de] PASCOAES from Os Afluentes do Silêncio. Images from Eugénio de Andrade (1987) por Arnaldo Saraiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário