A minha Lista de blogues

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

É Natal!...


Eu sou do tempo em que se cantava ao Menino. Do tempo em que não havia Pai Natal. Do tempo em que o sapatinho se colocava a um canto da chaminé, pronto a receber a prenda habitual. Bombons em prata colorida, a mais das vezes. Do tempo em que as mulheres na igreja e os homens na rua à volta do madeiro entoavam louvores ao Menino. “Oh meu manino Jasusi/Oh meu Manino tão belo/logo vieste nascer/na noite do cramelo / Entrai pastores entrai/por estes portais adentro/vinde adorar o Manino/no seu santo nascemento”. Sou do tempo em que a minha aldeia tinha a dimensão do mundo. Do tempo em que poucos sabiam qual era o rio da minha aldeia. Do tempo em que o presépio se construía pelas nossas mãos com musgo arrancado às penedias ao redor da minha aldeia.

Do tempo das filhós e das azevias polvilhadas de açúcar e canela. Do tempo do cheiro do azeite quente a ferver, na véspera de Natal. Do tempo do jantar com couves da leira, que se desfaziam na boca e se misturavam ao sabor do bacalhau cozido.

Do tempo em que só um dia era Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário