A minha Lista de blogues

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Nuno Júdice e o prémio Rainha Sofia


O poeta Nuno Júdice foi, há poucos dias, galardoado com o XXII Prémio Reina Sofia de Poesia Ibero-Americana, atribuído pelo Património Nacional espanhol e pela Universidade de Salamanca.

É sabido que este prémio reconhece o conjunto da obra poética de um autor vivo que, pelo seu valor literário, constitua uma contribuição relevante para o património cultural partilhado pela comunidade ibero-americana.

Neste caso, o júri considerou o poeta, ensaísta e ficcionista português como autor de uma poesia "muito elaborada, de um classicismo depurado", mas, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com a realidade, segundo veio dito na comunicação social.

Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve, em 1949. Formou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa. É professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre Literatura Medieval. 

A sua obra tem uma assinalável dimensão e abrange os géneros da poesia e da prosa. Recebeu já os mais importantes prémios de poesia portugueses. Agora, foi galardoado com o prestigiado prémio Rainha Sofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário