A minha Lista de blogues

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Palavras Cruzadas com História

A leitura do romance "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector inspirou, claro, a composição de mais um problema de Palavras Cruzadas. 

Depois de resolvido, encontrará, na diagonal, o nome da personagem principal (1 palavra) do romance. É muito fácil. O desafio é resolver mesmo e descobrir onde está o nome.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Prelado que governa uma diocese; Nome do personagem principal do conto “Homero”, de Sophia de Mello Breyner, em “Contos Exemplares2 – Cada uma das tábuas, geralmente encurvadas, que formam o corpo de uma pipa ou vasilha semelhante; Calculei. 3 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de Deus; Período; Núcleo dos Impostos sobre o Rendimento [sigla]. 4 – Preposição que designa lugar; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ruivo, cor de fogo; Lado do navio de onde vem o vento [náutica]. 5 – Tinja; Além disso. 6 – Brilhe; Fuga. 7 – Aguento; Assassina. 8 – Região Militar [sigla]; Tome nota de; Aqui. 9 - Nome vulgar do óxido de cálcio; Boletim do Trabalho e do Emprego [sigla]; Belo. 10 –Animal vertebrado, pulmonado e ovíparo, de sangue quente, com o corpo revestido de penas e bico córneo [plural]; Solfejai. 11 – Reluzir; Sulcara. 

VERTICAIS: 1 – Agridem; Suportar. 2 – O mesmo; Equipava. 3 – Transpiro; Código do Registo Comercial [sigla]; Regra. 4 – Pata; Foice ou tesoura de podar; Sociedade Anónima [sigla]. 5 – Mulher do dono de olaria; Nióbio [símbolo químico]. 6 – Interjeição que exprime impaciência, aborrecimento ou irritação; Tema. 7 – Atmosfera; Prato metálico onde o sacerdote coloca a hóstia quando celebra missa. 8 – A unidade; Não menciona; Taxa Referencial [sigla]. 9 – Ramo do budismo que privilegia a meditação sem objecto ou a pura concentração do espírito, insistindo em certas posturas corporais; Altar cristão; Saborosa. 10 – Fantasia [figurado]; Comer a ceia. 11 – Um dos quatro naipes das cartas de jogar; Falhava.

Clique Aqui para ver e imprimir.

2 comentários:

  1. QUIM, CONTINUAS IMPARÁVEL!
    CONTINUA, QUE EU VOU APRENDENDO MUITA COISA À TUA CUSTA.
    CONTINUAS COM O BLOGUE ACTUAL E MUITO INTERESSANTE E DIDÁCTICO.

    ResponderEliminar
  2. João, não é nada como dizes. Ao invés, quem se esforça muito para aprender com quem sabe, sou eu.
    Obrigado pelo teu comentário e, também, pela resolução deste problema de PC. Aliás, para quem sabe desta matéria (como de outras), isto é canja!

    ResponderEliminar