A minha Lista de blogues

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Palavras-Cruzadas com História (David Mourão-Ferreira)



"Um Amor Feliz" é o título do romance do escritor e poeta português David Mourão-Ferreira, que foi pedido no passatempo do dia 1 de Julho.

A ilustração que escolhi não foi feita ao acaso. As mulheres que vemos na cabeça do poeta, nesta obra do escultor Francisco Simões, que se pode ver no Parque dos Poetas de Oeiras, são justamente as três personagens femininas principais do romance. Os nomes das ninfas são X (Xô), Y e Z (Zu). Mulheres com nomes estranhos (letras do alfabeto) que o autor explica logo ao início, "além de não querer nem poder dizer o seu nome, o nome é o que menos interessa; ou o que menos deveria interessar-nos". Um romance que se aconselha, assim como a obra deste grande poeta.

Esta é a solução completa do problema:


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
A

A
P
A
R
A
T
O

C
2
F
Ú
T
I
L

M
O
R
R
O
3
E

A
F
A
N
A
D
A

I
4
O
P

I
R
O
S
O

U
M
5
U
R
S
O

M

S
A
F
A
6

E
U

B
E
M

D
A

7
A
M
O
R

S

F
I
N
A
8
V
I
R
I
L

F
E
L
I
Z
9
O
O

S
E
L
A
R

A
E
10
C

A
C
L
A
R
A
R

D
11
A
T
R
O
O

O
L
A
I
A

Recebi respostas de: Aleme, Anjerod, António Amaro, Arnaldo Sarmento, Baby, Bábita Marçal, Carlos Costeira, Elvira Silva, Filomena Alves, Jani, João Alberto Bentes, José Bernardo, Mafirevi, Magno, Manuel Amaro, Mister Miguel, Olidino, Osair Kiesling, Paulo Freixinho, Pedro Varandas, Russo, Salete Saraiva e Vergílio Atalaya.

Agradeço, com afecto, a todos os que participaram. Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário