A minha Lista de blogues

domingo, 24 de agosto de 2014

Palavras cruzadas com História-Machado de Assis

"DOM CASMURRO" é o título do romance do escritor brasileiro Machado de Assis, que foi pedido no passatempo do dia 1 de Agosto.

"Dom Casmurro" foi publicado em 1900. Narra a história de Bentinho. Na infância, vai para o seminário, em cumprimento de uma promessa da mãe. Ainda no seminário, inicia o namoro com Capitu, que o entusiasma e leva a desistir de ser padre. Licencia-se em Direito e intensifica a sua amizade com Escobar, o qual, por sua vez, casa com Sancha. Do casamento de Capitu e Bentinho nasceu Ezequiel. Escobar morre e Bentinho estranha a forma como Capitu contempla o cadáver. Sobrevém o ciúme, a dúvida. Crise no casamento. Ezequiel, à medida que cresce, parece-se cada vez mais com Escobar. Bentinho chega a planear o assassinato da esposa e do filho, com suicídio a seguir. A tragédia não se consuma, mas a separação do casal acontece. Capitu viaja com o filho para o estrangeiro, onde vem a morrer. O filho volta ao Brasil, já adolescente, para estar com o pai. Para Bentinho é a confirmação da semelhança entre Ezequiel e Escobar. Bentinho fecha-se nas suas dúvidas e deprime-se. É chamado de Casmurro e põe-se a escrever o romance.

Para os amigos que ainda não leram, fica a sugestão de aproveitarem o que resta do Verão para ler este romance escrito brilhantemente.

Para os que já leram, deixo o desafio de darem opinião acerca das dúvidas de Bentinho. Afinal, Capitu traiu ou não o marido? 

Esta é a solução completa do problema:


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
D
E
V
A
S
S
O

A
T
A
2
A
M

T
E
M

A
L
O
R
3
R

R
I
R

A
M
E
M

4

F
U
N
E
S
T
O
S

A
5
A
L
I
E
N
O

R

R
M
6
D
O
M

A
M
A

U
A
U
7
I
R

R

A
L
A
R
M
E
8
R

C
A
S
M
U
R
R
O

9

P
E
S
O

M
I
A

S
10
R
A
L
A

L
I
A

M
U
11
E
R
A

A
M
A
S
S
A
S

Recebi respostas de: Aleme, Anjerod, António Amaro, Arnaldo Sarmento, Baby, Bábita Marçal, Caba, Carlos Costeira, Elizabeth Sá, Elvira Silva, Filomena Alves, Horácio, Jani, Joaquim Pombo, José Bernardo, Mafirevi, Magno, Mister Miguel, Olidino, Osair Kiesling, Paulo Freixinho, Pedro Varandas, Russo, Salete Saraiva e Vergílio Atalaya.

Agradeço, penhorado, a todos que participaram. Até breve!

1 comentário:

  1. Quando li este livro há alguns anos tive a grata surpresa de ter nas mãos a que considero uma das melhoras obras da literatura de língua portuguesa. Gostei imenso do estilo e da elegância de Machado de Assis na forma como utiliza as palavras. Quanto à dúvida do Bentinho, acho que foi mesmo traído por Capitu.

    ResponderEliminar