A minha Lista de blogues

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O que nos acontece depois da morte?

Acabei de ler "Lugar Caído no Crepúsculo", de João de Melo, que mão amiga me pediu para eu ler. O que nos acontece depois da morte? Esta é a pergunta implícita ao longo das páginas deste romance. Esta é a pergunta que persegue o Homem desde o dia inicial.

Em entrevista concedida ao JL, em Outubro de 2014, refere ele que dedicou este livro à sua mãe, recentemente falecida, contando a última conversa que teve com a mãe, "Como é que será depois de fecharmos os olhos?", perguntou-lhe a mãe. "Será que Deus está lá à minha espera?", questionou-se. "Tenha esperança, continue a acreditar", respondeu o escritor, embora a sua fé tenha há muito entrado em crise.

O autor guia o leitor numa viagem pelo outro lado, uma viagem ao Além, cruzando o Limbo, o Purgatório, o Paraíso e o Inferno. Com uma abordagem distinta dos conceitos tradicionais, o narrador humaniza a linguagem cristã, tentando conferir-lhe uma realidade mais próxima do mundo e da vida. 

O autor interroga-se e obriga o leitor a questionar-se. Faz perguntas mas não encontrou muitas respostas. Por isso, no fim há uma grande decepção. A alma do primeiro personagem procura o seu lugar mas não o encontra. «Não existindo Limbo, nem Purgatório, nem Paraíso, nem Inferno, e sendo Deus e o Diabo entidades apenas imaginárias, símbolos do Bem e do Mal - que fazia a lama no espaço da luz perpétua, enquanto o corpo baixava à terra?».

«Sempre é preciso acreditar em alguma coisa», pensou ela (a alma), ao ver que acontecia nas duas margens, a do mundo terreno e a do Além.

O narrador volta ao conselho que deu à sua mãe, na hora da morte, "Tenha esperança, continue a acreditar". Entre a Fé e a Dúvida, também penso que o melhor é agarrarmo-nos à Fé, pelo menos, tem mais força, para citar Manoel de Oliveira, que partiu há poucos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário