A minha Lista de blogues

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Devaneios cruzadísticos │Alves Redol

"Barranco de Cegos" é o título de uma obra do escritor português Alves Redol, pedido com a resolução do passatempo referente ao mês de Dezembro de 2018.

O romance foi publicado em 1962, mas a história discorre sobre os últimos anos da Monarquia em Portugal. É considerada uma das melhores criações da carreira literária do autor, sendo também considerado um dos romances essenciais do Neo-Realismo português.

Narra a luta de um proprietário ribatejano, Diogo Relvas, contra a invasão das indústrias e dos interesses financeiros, num contexto de progressiva afirmação do capitalismo. O título do romance, "Barranco de Cegos", retirado da epígrafe de S. Mateus ("Deixai-os; cegos são e condutores de cegos; e se um cego guia a outro cego, ambos vêm a cair no barranco") anuncia, no entanto, que esse combate se encontra, à partida, perdido.

O romance narra a caminhada inconsciente e irremediável da família Relvas e da Nação para o abismo de derrota e de morte, simbolizados, no último capítulo, no corpo embalsamado do velho Relvas que persiste em manter-se agarrado à vida. Vale a pena ler.

O AlegriaBreve tem o prazer de comunicar aos seus amigos que participam no passatempo que, a partir do próximo mês, vai ser sempre sorteado um livro por entre os participantes nos "Devaneios cruzadísticos". Tal oferta só é possível graças à gentileza da Porto Editora, a quem deixamos aqui um público agradecimento.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
C
U
R
A

B
O
N
E
C
A
2
A
T
A

G
A
R
E
S

F
3
B
A
R
R
A
N
C
O

M
U
4
E

A
E
R
E
A

P
U
S
5
S
O

N
O
S

L
A
D
A
6

C
E
D
A

M
I
R
A

7
B
U
L
A
T
E
M

S
A
8
A
P
O

R
I
C
A
S

Ç
9
D
E

F
E
N
O
M
E
N
O
10
U

C
E
G
O
S

D
E
R
11
A
B
A
L
A
S

R
E
M
A


Recebi respostas de: Aleme; António Amaro; Antoques; Arjacasa; Bábita; Baby; Caba; Corsário; Dupla Algarvia (Anjerod e Mister Miguel); El-Danny; El-Nunes; Fernando Semana; Fumega; Gilda Marques; Homotaganus; Horácio; Jani; João Bentes; João Carlos Rodrigues; Joaquim Pombo; José Bento; José Bernardo; Lulopes; Mafirevi; Magno; Magriço; Manuel Amaro; Manuel Carrancha; Manuel Ramos; Maria de Lurdes; My Lord; Olidino; O. K.; Paulo Freixinho; Ricardo Campos; Rui Gazela; Russo; Salete Saraiva; Seven; Socrispim; Somar; Virgílio Atalaya e Zabeli.

Até ao próximo!

Sem comentários:

Enviar um comentário