A minha Lista de blogues

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Devaneios cruzadísticos │Sophia de Mello Breyner

Sophia de Mello Breyner Andresen foi das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.


Sophia nasceu a 6 de Novembro 1919 no Porto, o que significa que, neste ano de 2019, comemoramos os 100 anos do seu nascimento.

O AlegriaBreve dedica-lhe o primeiro passatempo do ano e, durante o mês de Janeiro, irá publicar muita poesia e outras coisas bonitas de Sophia.

Começou por escrever histórias infantis para os seus filhos, como "A Fada Oriana" ou "O Rapaz de Bronze", tão mágicas que ainda hoje as damos a conhecer aos nossos filhos e eles hão-de contá-as aos seus.

É uma voz que alia o classicismo e a modernidade e é isto que lhe dá uma grande actualidade e a torna uma figura ímpar, não apenas na poesia portuguesa, mas também na poesia europeia. 

O universo temático de Sophia é muito abrangente e pode ser assim resumido: A busca da justiça; A tomada de consciência do tempo em que vivemos; A natureza e o mar; A vida em oposição à morte; A memória da infância; Os valores da antiguidade clássica; A crença em valores messiânicos e sebastianistas e, finalmente, o humanismo cristão.

Sophia, além de ter sido uma grande poetisa, foi uma cidadã exemplar, uma vez que nós não podemos distinguir aquilo que foi a sua presença cívica permanente em defesa dos valores da liberdade e a sua criação artística.

A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. 

Faleceu a 2 de Julho de 2004, em Lisboa. Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.

O convite é, meus amigos, resolver este problema de palavras cruzadas e, no final, encontrar o título de uma obra (4 palavras nas horizontais) da autoria da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner (1919 - 2004).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












A sortear: Prémio Porto Editora

HORIZONTAIS: 1 – Histórias; Situar. 2 – Endivida; Agarrei. 3 – Símbolo de molibdénio; Cobre; Prefixo que exprime a ideia de igual. 4 – Singular; Prefira; Albino [Brasil]. 5 – Borla [coloquial]; Entras. 6 – Vingança; Período. 7 – Nova; Sem juízo [figurado]. 8 – Sufixo nominal, feminino ou de dois géneros, que tem sentido diminutivo; Interjeição que exprime espanto [Brasil]; Orla. 9 De + o [contracção]; Juízo [figurado]; Grito de alegria. 10 – Grande quantidade [figurado]; Antiga flauta de pastor [poético]. 11 – Acautela; Insignificante.

VERTICAIS: 1 – Ordinário; Desenvolve-se. 2 – Garantia; Fama [figurado]. 3 – Como; Regula; Meu [arcaico]. 4 – Mas; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de boca; Defeito. 5 – Mina; Contingente. 6 – Acaba [Angola]; Sujeito. 7 – Greve; Laço para caçar perdizes. 8 – Costume; Indigno; Saúde. 9 – Símbolo de silício; Critica; O [arcaico]. 10 – Ala; Trema. 11 – Campos; Mulheres [popular].


Clique Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Janeiro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário