A minha Lista de blogues

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Um retrato de Sophia


Mais um desafio para os meus amigos. Após a leitura dos "Contos Exemplares" de Sophia, esqueci-me do nome da personagem principal de um dos contos. Por sorte, sei que o seu nome está escondido neste problema de Palavras Cruzadas. Depois de resolvido, será encontrado, na diagonal, o nome da tal personagem (1 palavra).

Diverte-te e ajuda os teus neurónios a manterem-se vivos!


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
E











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – O Jantar do (…), nome de um conto de “Contos Exemplares” de Sophia de Mello Breyner; Nome duma personagem de um conto de “Contos Exemplares” de Sophia de Mello Breyner. 2Tábua que guarnece o vão da ombreira da porta; Calculei. 3Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de Deus; Período; Núcleo dos Impostos sobre o Rendimento (sigla). 4 - Preposição que designa lugar; Viatura; Tecido fino, espécie de escumilha. 5 – Resida; Em maior quantidade. 6 – Soluça; Arranco. 7 – Produzo; Assassina. 8Orçamento Rectificativo (sigla); Pessoa que é enfatuada ou presumida; Aqui. 9 - Ril; Dama de companhia; Útil. 10 – Ligas; Tapado. 11 – Palavreado; Coisa agradável no meio de muitas que o não são (figurado).

VERTICAIS: 1 – Agredir; Nome dum livro de poesia de Sophia de Mello Breyner. 2 – O mesmo; Provoque. 3 – Transpiro; Mercado Monetário Interbancário (sigla); Nome dum livro de poesia de Sophia de Mello Breyner.  4 - Pata; Pequeno recipiente sem asa e geralmente de vidro, cristal ou plástico, pelo qual se bebe (plural); Nota musical. 5 – Encerara; Sódio (símbolo químico). 6 – Interjeição que exprime impaciência, aborrecimento ou irritação; Antiga medida equivalente a sessenta alqueires. 7 – Atmosfera; Maço de cigarros. 8 – Uno; Não menciona; Ali. 9 - Ramo do budismo que privilegia a meditação sem objecto ou a pura concentração do espírito, insistindo em certas posturas corporais; Altar cristão; Autocarro. 10 – Fantasia (figurado); Remendei. 11 – Um dos quatro naipes das cartas de jogar; Festa comemorativa da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.
Clique Aqui para imprimir.

Sem comentários:

Enviar um comentário