A minha Lista de blogues

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sophia interroga-se: quando eu morrer

Sophia de Mello Breyner nasceu em 1919 e morreu em 2004. Viveu, portanto, 85 anos. Não me parece que o tema da morte esteja muito presente na sua obra. Lembro o poema, este muito conhecido, em que ela diz “Quando eu morrer voltarei para buscar/Os instantes que não vivi junto ao mar". Um poema pequeno, somente 6 versos, depurado e limpo. Não sei o ano da sua escrita, mas julgo tratar-se de um poema de final de carreira. 

Mas há um poema, do ano de 1947 (para mim, um ano curioso), em que Sophia, então com 28 anos, escreveu sobre a sua morte. O poema, tal como o que está acima referido, começa também pelo advérbio interrogativo QUANDO.

O poema é este.

Sem comentários:

Enviar um comentário