A minha Lista de blogues

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O melhor presunto do mundo


[…] — Aqui lhe trago, rei dos merceeiros para estas bandas da Serra da Estrela, do melhor presunto que se cria em Lamego, mesmo rente, rentinho à Igreja de Almacave. […]

Aquilino Ribeiro, em “O Malhadinhas”. 

E eu concordo inteiramente. Aliás, para mim o presunto de Lamego é o melhor do mundo. Eu explico. No dia 3 de Janeiro de 2012 passaram 40 anos sobre a minha ida para Lamego, para frequentar o 2º Ciclo do C.O.M.. Os meus camaradas ficaram em Mafra, mas a mim (lá viram que tinha bom corpo para amochar) deram-me guia de marcha para os Rangers, em Lamego.

A minha viagem do Fundão até Lamego é inesquecível. Estive a consultar agora o “Maps Google” e a viagem não chegaria, hoje, a levar 2 horas para fazer 190Km. Mas, nesse longínquo dia 3 de Janeiro de 1972, saí de casa às 7 da matina e, após muitas contrariedades (naquele dia abateu-se sobre as zonas Centro e Norte do país um enorme nevão), cheguei a Lamego por volta das 10 da noite. 15 horas de viagem! Face ao adiantado da hora, já não me apresentei no quartel. Procurei, eu e mais uns tantos camaradas que haviam passado pelos mesmos contratempos, uma pensão para passar a noite. Era no centro da cidade, se calhar bem perto da Igreja de Almacave, de que nos fala o Aquilino. Já não me lembro da ementa do jantar, mas lembro-me que comi, nessa noite, uns pedacinhos de presunto como nunca comera na minha vida. Eu sentia-me o homem mais desgraçado à face da terra, mas o sabor dele encheu-me a alma e fez com que houvesse ainda mundo à minha volta...

Sem comentários:

Enviar um comentário