A minha Lista de blogues

segunda-feira, 24 de março de 2014

Palavras Cruzadas com História - João Ricardo Pedro

[…] naquela pequena aldeia com nome de mamífero, encalacrada num sopé da Serra da Gardunha […].

Este pequeníssimo excerto está ao início do romance “O Teu Rosto Será o Último”, de João Ricardo Pedro.

Através de episódios aparentemente autónomos, e tendo como ponto de partida a Revolução de Abril de 1974, este romance constrói a história de uma família marcada pelos longos anos da ditadura, pela repressão política, pela guerra colonial.

É o romance de estreia de João Ricardo Pedro. E, no entanto, é uma obra fascinante com uma estrutura exemplar, uma história incompleta (como as nossas vidas), que valeu ao autor o prémio LeYa em 2011.

Após a sua (re)leitura, a minha proposta, desta vez, é resolver este problema de Palavras-Cruzadas e, no final, descobrir, na diagonal, o nome de um personagem (uma palavra) deste romance, “O Teu Rosto Será o Último”, de João Ricardo Pedro.



1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Lamentar; Invulgar. 2 – Interjeição que exprime surpresa; Circular. 3 – Antiga embarcação de bojo grande; Elegante. 4 – Cada um das partes em que se divide um jogo de voleibol ou uma partida de ténis; Partida; Graça [figurado]. 5 – Emissão de voz; Aguardente obtida da destilação do melaço depois de fermentado; Rádio [símbolo químico]. 6 – Fulminai. 7 – Opus [abreviatura]; Logaritmo [símbolo matemático]; Elemento de formação que exprime a ideia de urina. 8 – Pequena argola; Qualquer navio; Liga. 9 – Bandos; Demore. 10 – Suportas; Governanta. 11 – Gracejes; Acórdão. 

VERTICAIS: 1 – Paraísos; Versejar. 2 – Rente; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de vários. 3 – Direitos; "Aldeia com nome de mamífero, encalacrada num sopé da Serra da Gardunha". 4 – Diz algo [coloquial]; Um milhar; Ruins. 5 – Seguia; Proprietárias. 6 – Tens a sorte de. 7 – Infiel (para os turcos); Atmosfera. 8 – Fazer troça; Malvado; Deseje. 9 – Anéis; Que sentem fúria. 10 – Nivelar; Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ouvido. 11 – Armadilhas [figurado]; Poeta e cantor ambulante entre os Gregos antigos.

Clique Aqui para imprimir.

Aceito respostas até ao dia 31 de Março, através do chat do FB ou no meu endereço electrónico: boavida.joaquim@gmail.com. Em dia posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos decifradores. Divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário