A minha Lista de blogues

domingo, 28 de janeiro de 2018

No aniversário de Vergílio Ferreira

Vergilio Ferreira nasceu na aldeia de Melo, concelho de Gouveia, no dia 28 de Janeiro de 1916.
«[…] subindo a rampa que leva ao adro da igreja. A minha biografia começa aqui — na rampa. Nasci a 28 de Janeiro de 19..., às três horas da tarde de uma sexta-feira, dizia minha mãe. É a hora de Cristo, dizia minha mulher. Sorrio, encolho os ombros — também o cansaço é verdade. Nasceram três irmãos antes de mim, mas foram morrendo pela infância fora. Nessa altura eram ainda vivos todos três, suponho. Era o começo do Verão, talvez, minha mãe e a mãe dela subiam a rampa para a missa de domingo. E um momento, minha mãe hesitou com uma inesperada tontura. Parou, apoiou-se a minha avó:
— Não sei o que tenho, minha mãe.
Ela varou-a de iluminação e alarme:
— Não me digas! Não me digas já arranjaste outra desgraça.
A «desgraça» era eu. […]»


Vergílio Ferreira l Alegria Breve pp 21

Sem comentários:

Enviar um comentário