A minha Lista de blogues

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Devaneios cruzadísticos │Eça de Queirós

"Os Maias", obra prima de Eça de Queirós, foi publicada em 1888, portanto há 130 anos. A Fundação Calouste Gulbenkian decidiu, em cooperação com a Fundação Eça de Queiroz, organizar uma exposição para mostrar a todos que a visitam (o que poderá ser feito, ainda, até ao dia 18 de Fevereiro) a presença e a actualidade do grande romancista.

O AlegriaBreve, com igual pretexto, deixa aqui também a sua modestíssima homenagem. Deste modo, todo o mês de Fevereiro lhe será dedicado com este passatempo e outros apontamentos do escritor julgados de interesse.

Se dúvidas houvesse, numa carta a Pinheiro Chagas, de 14 de Dezembro de 1880, Eça declarou: "...e eu sou um pobre homem da Póvoa de Varzim". Na verdade, ali nasceu no dia 25 de Novembro de 1845, mas foi baptizado na Igreja Matriz de Vila do Conde, tendo como padrinho o “Senhor dos Aflitos” e, como madrinha, a criada Ana Joaquina.

Passou a infância com os avós paternos em Verdemilho, perto de Aveiro, e a adolescência no Colégio da Lapa no Porto, onde terá como professor Ramalho Ortigão, de quem se tornou amigo para a vida, vindo a ser seu padrinho de casamento. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra.

Viveu com intermitências em Lisboa, na casa dos pais; entretanto, passou em Évora alguns meses onde dirigiu o jornal «Distrito de Évora»; viajou ao Oriente durante o outono/inverno de 1869; viveu em Leiria para onde foi nomeado Administrador do Concelho; tentou em Lisboa, sem grande sucesso, a advocacia e aí participou nas Conferências do Casino e nos projetos d’ «As Farpas» e de «O Mistério da Estrada de Sintra» com Ramalho Ortigão.

Iniciou em 1872 a carreira consular, que o levará a Havana, nas Antilhas Espanholas, hoje Cuba; a donde visitará Nova Iorque e Montreal, depois a Newcastle e Bristol, no Reino Unido, e finalmente a Paris (1888-1900), com que sempre sonhou, onde morrerá com 55 anos, na sequência de uma penosa doença que o levou a consultar médicos de renome na Suíça. Deixou órfãos quatro filhos, fruto do seu casamento, em 1886, com uma aristocrata nortenha, Emília Resende. A Quinta de Vila Nova, em Santa Cruz do Douro, hoje sede da Fundação Eça de Queiroz, a única casa que o escritor possuiu em Portugal, inspirou-lhe o cenário do seu último romance, publicado postumamente, «A Cidade e as Serras».

Eça de Queirós foi um trabalhador incansável: escreveu romances, contos, crónicas, artigos de opinião, uma vasta epistolografia, da qual parte ficou inédita ou inacabada. A Eça não lhe faltou o génio. De duas coisas, porém, sempre se queixou de ter falta: saúde e dinheiro.

O convite é, meus amigos, resolver este problema de palavras cruzadas e, no final, encontrar o título de um Conto (3 palavras nas horizontais) do escritor português Eça de Queirós (1845-1900).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












A sortear: Prémio Porto Editora

HORIZONTAIS: 1 – Poemas; Fenda. 2 – Cabeça [figurado, coloquial]. 3 – Interjeição usada para interromper; Pequeno altar; Entre nós. 4 – Actuo; Usa; Dia. 5 – Leve; Come à pressa [popular]. 6 – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de igual; Simpatia [figurado]. 7 – Espécie de torniquete para apertar o focinho dos animais e tê-los seguros enquanto são ferrados; Atribui recursos para um sistema poder funcionar. 8 – Pagas; Andavam; Malícia [figurado]. 9 – Pertences; Pândega; Sempre que. 10 – Maravilha [figurado]. 11 – Tisna; Fútil [figurado].

VERTICAIS: 1 – Giras; Bebe de mais. 2 – Avalias. 3 – Dura; Um gosto entre muitos dissabores [figurado]. Muar. 4 – Falda; Some [figurado]; Cabo. 5 – Destino; Intriga [Cabo Verde]. 6 – Muito [coloquial]; Iça. 7 – Remate; Aliada. 8 – Suplica; Suavidade [figurado]; Sulque. 9 – Símbolo de rádio; Foles; Símbolo de érbio. 10 – Situas. 11 – Solta; Argumento.

Clique  Aqui para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Fevereiro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Vemo-nos por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário