A minha Lista de blogues

domingo, 6 de maio de 2012

Pequena aldeia com nome de mamífero


O romance 'O Teu Rosto será o Último', de João Ricardo Pedro, foi o primeiro romance de um autor português a conquistar o Prémio Leya.

Conta a história dos primeiros anos de vida de uma criança nascida nos tempos da Revolução de Abril.

Há curiosidade do autor, João Ricardo Pedro, ter escrito o seu primeiro romance numa altura em que ficou desempregado.

Hoje, ao folhear o livro na FNAC, dou conta que o autor coloca o início da narrativa numa «pequena aldeia com nome de mamífero, situada num sopé da Serra da Gardunha, voltado para Sul…».

Ora, esta pequena aldeia com nome de mamífero é, para mim, um sobressalto, um grande enigma. Alguém me ajuda? Eu tenho um palpite.

2 comentários:

  1. É mesmo verdade, Zé Luís. Devo confessar que, quando li, logo conclui que só podia ser a Orca, a terra onde eu nasci. Não podia ser outra. A dúvida é se a terra lhe estava realmente ligada ou se era apenas uma terra escolhida para o romance, introduzindo ali um pequeno enigma. Através do “face”, um familiar já veio confirmar que a sua mãe nasceu na minha terra e que, portanto, há uma ligação real à sua vida. A dúvida só subsiste por que razão ele não menciona explicitamente o nome. Será por conveniência da narrativa? Tenho de lhe perguntar.

    ResponderEliminar