A minha Lista de blogues

terça-feira, 22 de maio de 2012

Revista Joaquim

O Prémio Camões 2012 foi concedido, ontem, ao escritor brasileiro Dalton Trevisan, ouvi eu, na televisão, pela boca do nosso Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

Corri para o google para saber quem era este Dalton Trevisan, brasileiro, para mim, coitado, um ilustre desconhecido.

Dalton Jérson Trevisan, nascido em 1925, é um escritor famoso por seus livros de contos, especialmente O Vampiro de Curitiba (1965).

Parece que o homem é avesso a entrevistas e exposições em órgãos de comunicação social, criando uma atmosfera de mistério em torno de seu nome.

Liderou o grupo literário que publicou, entre 1946 e 1948, a revista Joaquim. O nome, segundo ele, era "uma homenagem a todos os Joaquins do Brasil".

Revista com o nome Joaquim? É mesmo nome de revista? Bem, desconhecia que eu era assim tão importante no Brasil. Por cá, só já nos restaurantes, pequeninos, comidos com arroz de grelos.

Como diria o nosso saudoso Fernando Pessa, e esta hein?  Obrigado, Dalton Trevisan.

2 comentários:

  1. Parabéns! Nem todos se podem gabar de ter uma revista com o seu nome. Eu, por exemplo. Também para mim este Trevisan era um ilustre desconhecido. Para alguma coisa servem estes prémios!

    ResponderEliminar
  2. Ilustre desconhecido para ti e para, diria, a quase totalidade dos portugueses. Há dias, vi uma lista de autores com livros marcantes da literatura e que não foram comtemplados com o Nobel e, por outro lado, uma outra lista de nobilizados que, apesar do prémio, ainda hoje se mantêm na penumbra. São assim os prémios, como dizes, Zé.

    ResponderEliminar