A minha Lista de blogues

sábado, 10 de novembro de 2012

O silêncio de uma catedral

Kierkegaard escreveu: «quando a minha oração se foi tornando cada vez mais devota, comecei a ter cada vez menos o que dizer. Por fim, fiquei em silêncio total. Tornei-me no que porventura ainda é um grande oponente à conversa, tornei-me em alguém que escuta. Inicialmente pensava que rezar era falar; aprendi, porém, que rezar não é apenas ficar em silêncio, mas escutar. Então é assim: rezar não é apenas ouvirmo-nos a falar. Rezar é ficar em silêncio e estar em silêncio, e esperar até que o Deus que reza escute».
 
Também Sophia nos fala do silêncio que ouve, no poema "O silêncio eloquente de uma catedral":

Escuto mas não sei
Se o que oiço é silêncio
Ou Deus (…)
Apenas sei que caminho como quem
É olhado amado e conhecido
E por isso em cada gesto ponho
Solenidade e risco.

Sophia de Mello Breyner

 

Sem comentários:

Enviar um comentário