A minha Lista de blogues

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Estar na berlinda


"Estar na berlinda" é uma expressão popular que significa entre outras coisas, "ser alvo de atenção geral", assim reza o Dicionário da Língua Portuguesa da P.E. Se quisermos saber mais, podemos consultar o Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira. Aqui podemos ler que "Estar na berlinda" quer dizer: Chamar a atenção sobre si; ser objecto de comentários; estar condenado a fazer certa coisa; estar na ordem do dia; ser alvo de atenção geral.

Mas onde fomos nós buscar a berlinda para caraterizar esta situação de chamada de atenção sobre alguém? Pois, berlinda, ainda segundo o citado Porto Editora, é "uma carruagem antiga de dois assentos e quatro rodas". 

E o que tem a ver esta "carruagem antiga de dois assentos e quatro rodas" com a tal expressão corrente de "alguém ser alvo de atenção"?

Recuemos ao século XIX. Mala-Posta surgiu então em Portugal, como antes havia acontecido em outros países da Europa. No tempo em que os correios a pé ou a cavalo deram lugar ao transporte em carruagem e abrangiam também o transporte de passageiros.

Em Portugal houve várias carreiras. Uma delas era feita entre a Aldeia Galega (hoje Montijo) e Badajoz. Funcionou com o nome de "Reais Diligências de Posta" de 1929 a 1831, e, mais tarde, com o nome de "Mala-Posta", de 1854 a 1863.

De lisboa, os passageiros e as malas postais vinham de barco até Aldeia Galega (Montijo), porque era a maior distância entre as duas margens!, para aproveitar a estrada que era o rio Tejo. Depois, sim, continuavam de carruagem até Badajoz.

A berlinda era a carruagem da frente da Mala-Posta. Quem optava por ir na berlinda tinha de pagar o bilhete mais caro. Só para os ricos. Uma viagem para Badajoz chegou a custar 12.000 réis, um valor elevado para a época, acima dos restantes preços.

Mas, quem ia na berlinda não apanhava pó, não sofria tanto com os solavancos da carruagem e tinha melhor vista. Os que iam na berlinda eram olhados de outro modo. Iam na berlinda.

"Vivendo e aprendendo!" é outra expressão corrente que o povo usa.

Sem comentários:

Enviar um comentário