A minha Lista de blogues

domingo, 26 de maio de 2019

Devaneios cruzadísticos │Fernando Namora

"Nome para uma casa" é o título de uma obra do escritor Fernando Namora, pedido com a resolução do passatempo referente ao mês de Maio de 2019.

Na última entrevista que Fernando Namora concedeu a Quirino Teixeira e a Dórdio Guimarães, e que passou na RTP1, em Abril de 1989, https://arquivos.rtp.pt/conteudos/fernando-namora-retalhos-da-vida-de-um-escritor-parte-ii/, o poeta deixou esta queixa: «...tem havido uma certa injustiça para os meus livros de poesia. Que os outros sejam injustos, pois é lá com eles, enfim é uma questão de critério; agora que também eu colabore naquilo que eu considero ser uma injustiça, é que não; e, talvez pela primeira vez, eu vou realmente abrir aqui um parêntese relativamente à minha poesia. De um modo geral, fala-se dos meus livros de ficção, fala-se bem menos dos meus livros de Crónica ou Crónica romanceada e, menos ainda, dos meus livros de Poesia. Ora, eu suponho que, na minha obra, aquilo que há de mais sentido, de mais significativo, de mais intimista, de mais nítido, seja justamente na minha poesia. Pois, será a poesia de um prosador, mas, de qualquer modo, eu suponho que é mesmo poesia e é, sobretudo, uma poesia sincera, uma poesia dorida, uma poesia muito sentida. E, por conseguinte, livros como "Nome para uma casa" (vide min. 17,20), eu suponho que possam perdurar mais através da erosão, do desgaste do tempo...».

Bem, o AlegriaBreve sente-se assim mais aliviado por contribuir para reparo de uma flagrante injustiça.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1
C
A
L
H
A

B
E
L
A
Z
2
A
B
A

I
M
A
G
I
N
A
3
N
O
M
E
I
R

O
T
I
4
A
L
A

P
A
R
A
A
N
5
L
E

A
R
R
E
D
A
O
6

S
E
L
A

I
R
R
A

7
A
S
O
T
E
R
O

V
A
8
D
E

R
I
L
A

V
I
L
9
U
M
A

C
A

C
A
S
A
10
B
I
C
H
A
N
A

S
O
L
11
A
R
I
A
S

G
L
O
S
A

Recebi respostas de: Aleme; António Amaro; Antoques; Arjacasa; Bábita; Baby; Caba; Candy; Corsário; Dupla Algarvia (Anjerod e Mister Miguel); El-Danny; El-Nunes; Fernando Semana; Fumega; Gilda Marques; Homotaganus; Horácio; Jani; João Carlos Rodrigues; Joaquim Pombo; José Bento; José Bernardo; Juse; Mafirevi; Magno; Manuel Amaro; Manuel Carrancha; Maria de Lourdes; My Lord; Neveiva; Olidino; O. K.; Paulo Freixinho; Ricardo Campos; Rui Gazela; Russo; Salete Saraiva; Seven; Socrispim; Somar; Virgílio Atalaya e Zabeli.

Premiado: Seven, Viana do Castelo
Prémio Porto Editora

Até ao próximo!

Sem comentários:

Enviar um comentário