A minha Lista de blogues

terça-feira, 4 de junho de 2013

Mia Couto, o desobediente da língua portuguesa


O Prémio Camões, criado por Portugal e pelo Brasil, em 1989, é o principal prémio destinado à literatura em língua portuguesa e consagra, anualmente, um autor que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum. 

O vencedor do Prémio Camões 2013 foi Mia Couto, escritor moçambicano, aquele que é, justamente, o mais prestigiado, e também mais traduzido, dos escritores do seu país. 

O júri justificou a distinção de Mia Couto tendo em conta a “vasta obra ficcional caracterizada pela inovação estilística e a profunda humanidade”, segundo disse um dos jurados. 

É o segundo autor de Moçambique a ser distinguido com este prémio, depois de José Craveirinha em 1991. 

Estreou-se como poeta, em 1983, e talvez nunca tenha deixado de o ser ao longo de toda a sua obra ficcional. 

Em 1986, edita o seu primeiro livro de crónicas, Vozes Anoitecidas, que lhe valeu o prémio da Associação de Escritores Moçambicanos. 

Todavia, é com o romance Terra Sonâmbula (1992), que Mia Couto manifesta os primeiros sinais de “desobediência” ao padrão da língua portuguesa. É considerado um dos 12 melhores romances africanos de sempre. Muito justamente…. 

Em 1994, editou um livro de contos, com o título Estórias Abensonhadas. Escritas depois da guerra civil em Moçambique, como diz o autor, os textos surgiram-lhe entre as margens da mágoa e da esperança. 

Mais tarde, sucederam outros romances, sempre na Editora Caminho, como A Varanda do Frangipani (1996), Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra (2002, O Outro Pé da Sereia (2006), Jesusalém (2009), ou A Confissão da Leoa (2012). 

Mia Couto é conhecido pelo seu talento de renovar a língua portuguesa, inspirando-se na oralidade para lhe dar novos vocábulos e lhe subverter a norma. 

É, ainda, um contador de histórias. E, neste momento, ele está, justamente, a preparar o seu novo romance, que será sobre Gungunhana, personagem histórico de Moçambique. 

Disse Mia Couto, a este a propósito, quando confrontado com a atribuição deste galardão: "O prémio não me desvia. Estou a escrever uma coisa que já vai há algum tempo, um ano, mais ou menos, e é sobre um personagem histórico da nossa resistência nacionalista, digamos assim, o Gungunhana, que foi preso pelo Mouzinho de Albuquerque, depois foi reconduzido para Portugal e acabou por morrer nos Açores”. 

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, no seio de uma família de emigrantes portugueses. Vive, presentemente, em Maputo, antiga Lourenço Marques.

Sem comentários:

Enviar um comentário