A minha Lista de blogues

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Uma sepultura romântica

A Maria Eugénia, que pertence ao meu Grupo de Leitura, foi professora primária. Há tempos, disse que se lembrava da estrofe de um poema, mas não sabia o resto e não sabia o nome do autor.

Uma busca na INTERNET deu, como quase sempre acontece, a solução. O poema chama-se “Lembras-te, amor?”. O autor é Miguel Trigueiros, um ilustre desconhecido, pelo menos para mim. O poema é este:

Lembras-te, amor?

Lembras-te, amor? No alvor do casamento,
baixou sobre nós dois a luz dos céus.
Nossos olhos beijaram-se um momento;
E fizemos, então, o juramento:
- "Só um do outro, e os dois de DEUS!»

Lutei para cumprir o prometido.
Meu corpo e a minha alma são só teus.
Quando a voz das paixões me traz vencido,
A voz do amor segreda-me ao ouvido:
- "Só um do outro, e os dois de DEUS!"

À minha volta soa, noite e dia,
A risada escarninha dos ateus...
Cravam-me os estiletes da ironia;
Eu calo e rezo a minha litania:
- "Só um do outro, e os dois de DEUS!"

Cerca-me a tentação, velha serpente,
Escondem-me o horizonte negros véus.
Que importa, meu amor? Teimosamente
Hei-de gritar à vida, frente a frente:
- "Só um do outro, e os dois de DEUS!"

E amanhã, quando a morte, de mansinho,
Vier pedir ao mundo o nosso adeus,
Hão-de os anjos cantar devagarinho:
"Terão na eternidade um só caminho;
Pois são só um do outro, e os dois de DEUS!"



Na passada terça-feira, a cena repetiu-se. A Maria Eugénia voltou a dizer que se lembrava de uma quadra, mas não sabia o resto do poema, nem quem era o autor. 

Nem eu, nem mais ninguém do Grupo, conhecia a quadra. Como sempre, a INTERNET deu a resposta, sem nenhuma dificuldade. Amanhã, quando eu lá chegar para mais uma sessão do nosso G.L., posso (como dizem os apresentadores dos programas da manhã aos convidados que procuram parentes que não vêem há muitos anos), dizer à Maria Eugénia: “Minha amiga, tenho notícias para lhe dar”.

O poema, afinal, é do poeta Antero de Quental. Não é dos poemas mais conhecidos, mas mostra-nos um poeta profundamente inquieto.

Sepultura romântica

Ali, onde o mar quebra, num cachão
Rugidor e monótono, e os ventos
Erguem pelo areal os seus lamentos,
Ali se há de enterrar meu coração.

Queimem-no os sóis da adusta solidão
Na fornalha do estio, em dias lentos;
Depois, no inverno, os sopros violentos
Lhe revolvam em torno o árido chão...

Até que se desfaça e, já tornado
Em impalpável pó, seja levado
Nos turbilhões que o vento levantar...

Com suas lutas, seu cansado anseio,
Seu louco amor, dissolva-se no seio
Desse infecundo, desse amargo mar!

2 comentários:

  1. Miguel Trigueiros foi um poeta católico lisboeta que nasceu em 1918 na freguesia das Mercês e faleceu em 1999 no Campo dos Mártires da Pátria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, penhorado, a informação. Muito obrigado. Desejo-lhe um Feliz Matal!

      Eliminar