A minha Lista de blogues

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Devaneios cruzadísticos │Cecília Meireles

Cecília Meireles foi uma poetisa, pintora e jornalista brasileira. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas da Língua portuguesa.

Nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, em 7 de Novembro de 1901, filha de açorianos, o pai funcionário de Banco, a mãe professora. Cecília Meireles foi filha órfã criada por sua avó açoriana, D. Jacinta, natural da Ilha de São Miguel. Escreveria mais tarde: "Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno".

Aos nove anos, começou a escrever poesia. Frequentou a Escola Normal no Rio de Janeiro e, entre os anos de 1913 e 1916, estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional.

Em 1919, aos dezoito anos de idade, Cecília Meireles publicou seu primeiro livro de poesias, "Espectros", um conjunto de sonetos sombolistas. Embora vivesse sob a influência do Modernismo, apresentava ainda, na sua obra, heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Romantismo, Realismo e Surrealismo, razão pela qual a sua poesia é considerada atemporal. 

Em 1922 casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Voltou a casar-se, no ano de 1940, com o professor e engenheiro agrónomo Heitor Vinícius, falecido em 1972. 

Em visita a Lisboa, no ano de 1934, marcou um encontro, no café “A Brasileira", com Fernando Pessoa, velho amigo do seu primeiro marido. Esperou por ele durante duas horas e quando regressou ao hotel, tinha à sua espera um livro autografado pelo poeta. O presente acompanhava um bilhete com a explicação: Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro. Na página de rosto do livro, uma dedicatória: “A Cecília Meyreles, alto poeta, e a Correia Dias, artista, velho amigo e até cúmplice na invocação da Apolo e Atena, Fernando Pessoa, 10-XII-34”. Ela acusou o recebimento num cartão lacónico: “Cecília Meireles – cumprimenta e agradece”.

Cecília Meireles tem uma vasta obra literária, tendo sido distinguida com vários e distintos prémios. Faleceu no dia 8 de Novembro de 1964, na cidade do Rio de Janeiro, tendo o seu corpo sido velado no Ministério da Educação e Cultura.

O convite é, meus amigos, resolver este problema de palavras cruzadas e, no final, encontrar o título de uma obra (4 palavras nas horizontais) da autoria da poetisa e professora brasileira Cecília Meireles (1901 - 1964).


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11












HORIZONTAIS: 1 – Critica; Sossego. 2 – Cacho de uvas; Antiga moeda portuguesa de prata, da época de D. João I. 3 – Interjeição que exprime enfado [Angola]; Afago. 4 – Giro; Sulca; Mais [antiquado]. 5 – Idiota; convindo. 6 – Flauta de bambu [São Tomé e Príncipe]. 7De + as [contracção]; Oco. 8 – Sufixo nominal, de origem latina, que exprime a ideia de origem; Vazia; Calça. 9 – Perfume; Interjeição que exprime espanto. 10 – Pousio [regionalismo]; Literatura. 11 – Curas; Criança [Moçambique]. 

VERTICAIS: 1 – Mentira [coloquial]; Sujeitas. 2 – Dinheiro [popular]; Legitima. 3 – Respeito; Riso. 4 – Símbolo de curie; Contudo; Tira. 5 – Estima; Vértice. 6 – Acha. 7 – Equipa; Conserva. 8 – Risco imprevisível; Sufixo nominal, de origem latina, de sentido aumentativo; Pronome pessoal, segunda pessoa do singular, indica a pessoa a quem se fala. 9 – Adivinhas; Abertura feita nos pavimentos dos navios por onde passa o mastro que assenta na carlinga. 10 – Cansado; Impulso. 11 – Mudo; Incólume.

Clique  Aqui  para abrir e imprimir o PDF.


Aceito respostas até dia 25 de Novembro, por mensagem particular no Facebook ou para o meu endereço electrónico, boavida.joaquim@gmail.com. Em data posterior, apresentarei a solução, assim como os nomes dos participantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário